Casa e Decoração -Guia do descanso

 

COMO ESCOLHER O COLCHÃO PERFEITO

Para comprar um colchão novo é importante saber qual tamanho ideal, o tipo de acabamento ou o tipo de material (molas ou látex). O colchão é fundamental para uma boa noite de sono e descanso. 

Saber a posição em que dorme. Se dormir de barriga para cima é importante escolher um colchão firme para não afundar; se dormir de lado, o ideal é um modelo rígido para relaxar/afundar ligeiramente o ombro. Se dorme de barriga para baixo o ideal é o meio termo entre os dois exemplos anteriores.

 

Quanto pesa. Um colchão flexível é o ideal para pessoas mais magras e o modelo firme para as restantes.

 

Sente calor e mexe-se muito durante a noite. Um colchão firme é a melhor opção para quem se mexe muito pois facilita os movimentos. Os colchões de molas são mais frios por isso são mais indicados para quem sente muito calor.

COMO ESCOLHER O TIPO DE MATERIAL PARA O COLCHÃO?

 

Molas: Oferecem diferentes níveis de firmeza e proporcionam um bom apoio distribuindo uniformemente o peso do corpo.

É o material mais escolhido por ser ideal para as costas pois garantem o alinhamento central da coluna vertebral.

 

Espuma: São muito resistentes, macios e flexíveis. Distribuem o peso do corpo uniformemente para proporcionarem um sono descansado e uma melhor circulação sanguínea.

 

Látex: Têm um material 100% natural, hipoalergénico, flexível, ergonómico, transpirável e muito resistente. Foi produzido para facilitar a circulação de ar pelo colchão, actua como regulador de temperatura e é suave e adaptável ao corpo.

 

Viscoelásticos: Foram desenvolvidos pela NASA com o objectivo de aliviar a pressão dos astronautas durante as decolagens. O visco é facilmente moldável distribuindo a pressão por todo o corpo proporcionando uma sensação incomparável de sustentação e firmeza ao deitar. 

PROCURA UMA BOA ALMOFADA?

Dormir com uma almofada adequada é fundamental para melhorar a qualidade do descanso. Permite que a cabeça repouse com a devida ergonomia, alivia as tensões da cervical, previne as dores no pescoço e evita posições incómodas, que acabam por provocar alterações ao sono.

 

Descubra a sua almofada ideal:

Fibra: Tem um enchimento muito suave e tratamento antiácaros, antibactérias e antifungos. É lavável na máquina

 

Viscoelástico: Adapta-se perfeitamente ao contorno do seu corpo e facilita a circulação sanguínea, aliviando as pressões.

 

Penugem-penas: O enchimento é muito suave e envolvente. Sendo de origem natural, tem propriedades isolantes e anti-humidade.

 

Látex: O arejamento interior permite uma melhor circulação do ar, tornando estas almofadas muito respiráveis e higiénicas. Além do mais, aliviam os pontos de pressão.

 

UM BOM EDREDÃO NA CAMA

Quem é que não gosta da sensação de ter um bom edredão na cama. Sabe quais são as vantagens de um edredão?

 - Proporciona calor e isolamento térmico.

 - É confortável, respirável, muito leve e facilita os movimentos.

 - É muito prático para fazer a cama e para fazer a manutenção e limpeza.

 

Que tipos de edredões existem e quais os níveis térmicos?

 

Edredões de fibra: O tecido exterior pode ser de algodão, de microfibra ou misto. Proporcionam grande suavidade e têm um toque muito agradável.

 

Edredões de penugem-penas: O tecido exterior é 100% algodão e o acabamento é Down Proof que impede que a penugem e as penas atravessem o revestimento e saiam do edredão. Quanto maior o número de fios de algodão, maior a qualidade do tecido.

 

 

QUE TIPOS DE CUIDADOS E PROTECÇÃO SE DEVEM TER COM O COLCHÃO?

 

Além de ter um bom colchão, é necessário cuidar dele para garantir a sua durabilidade e higiene. Por essa razão, todos os complementos são indispensáveis para ajudar a manter o seu colchão ou almofada mais limpos e em óptimo estado.

 

Tipos de cuidados:

 

 - importante o colchão arejar, abrir a janela do quarto para respirar livremente e não apanhar ácaros.

 - Os lençóis estão em contacto directo com o colchão, por esse motivo quanto maior for a qualidade da roupa de cama, mais o seu colchão vai durar.

 - É aconselhável virar o colchão de três em três meses para não deformar.

 - Normalmente os colchões podem durar até 10 anos. Depois deste tempo começam a ter menos firmeza e algumas deformações. 

Quarto de visitas
Quarto de visitas

Tenha um quarto preparado para que os seus amigos ou familia se sintam em casa, ou melhor, num Hotel de 5*. Para isso basta ter pequenos detalhes como:

1. Lençóis e edredões macios e extremamente confortáveis.

2. Uma manta quentinha, no canto da cama, para que ninguém passe frio durante a noite.

3. Algumas peças de decoração convidativas, de boas vindas ou com frases positivas.

4. Ter uma garrafa de água para beber à chegada ou ao acordar.

5. Um ambiente relaxante com velas, ambientadores ou sabão perfumado.

O importante é que todos se divirtam e se sintam bem-vindos!