Apresentação do livro "Uma Vida Fora de Moda" de António Sousa Homem
Âmbito Cultural

Apresentação do livro "Uma Vida Fora de Moda" de António Sousa Homem

Apresentação de livro
DATA
16 de jul. às 18:00 h.
LOCAL
El Corte Inglés Lisboa - Avda. António Augusto de Aguiar, 31, 1069-413 Lisboa - SALA 2 DO ÂMBITO CULTURAL, PISO 6
ORADOR
Pedro Mexia, Francisco José Viegas e João Pereira Coutinho
Tem interesse neste evento?
INFORMATIVO

Evento aberto ao público.


DESCRIÇÃO

O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Porto Editora têm o prazer de convidar para o lançamento do livro Uma Vida Fora de Moda, de António Sousa Homem, a realizar-se no dia 16 de julho pelas 18h00, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa. A apresentação ficará a cargo de Pedro Mexia, Francisco José Viegas e João Pereira Coutinho.

 
Sinopse 


Não ficar velho, não ficar doente, não ficar pobre – creio não ter cumprido nenhum dos conselhos. Fui velho demasiado cedo, quando podia ter aproveitado a saúde de que então gozava para atravessar o mundo e regressar incólume, tendo vivido aventuras. Adoeci de maleitas vulgares e, de acordo com a tradição familiar, pouco aristocratas – coisa de fidalgo, sim, mas rural, de botas e chapéu de aba minhota, com uma certa inclinação por mistérios pastoris, ervas nos muros, passaritos nas arribas, mimosas nas estradas de Vieira do Minho ou Melgaço. Um certo temperamento hipocondríaco fez de mim um amigo dedicado dos médicos. Só não fiquei pobre porque os hábitos dos Homem são anteriores à Regeneração ou aos liberais da Foz, bem como à Democracia, resultando de pequenos-almoços de torradas e café de cevada, de uma despensa precavida, e de um ascetismo sem rigor mas com certo gosto pela ordem natural das coisas: os casacos de tweed, as camisolas de lã, as gravatas da Camisaria Gomes, o arroz de pato da Tia Henriqueta, um carro usado durante muitos anos, um guarda-chuva antigo, uma gabardina que foi ao Brasil e voltou, livros velhos, sobremesas simples, uma caneta de tinta permanente, a caixa dos lápis, a cozinha quase sem sal de Dona Elaine, a dedicada governanta deste eremitério de Moledo – enfim, uma vida fora de moda. Isto não faz uma biografia, certamente, nem um modo de vida, mas é um resumo.

 

Biografia

António Sousa Homem nasceu no Porto e vive atualmente em Moledo, no Minho. Foi advogado de profissão, é autor de um livro de botânica e de um roteiro das paisagens do Minho Litoral, ainda inéditos. Em 2002, publicou o seu primeiro livro, Os Ricos Andam Tolos, que reunia algumas das crónicas que escreveu para o semanário O Independente. Até 2008, escreveu para a revista NS (do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias) e desde então assina ininterruptamente a sua crónica semanal no Correio da Manhã – ao domingo. Em 2008, publicou Os Males da Existência; em 2011, Um Promontório em Moledo (com prefácio de Maria Filomena Mónica); em 2013, Páginas de Melancolia e Contentamento (prefaciado por Pedro Mexia); e, em 2019, O Crepúsculo em Moledo (com prefácio de João Pereira Coutinho) todos com o subtítulo Crónicas de um reacionário minhoto.