Arte e Ciência: Cumplicidades Entre os Séculos XV e XVI
Âmbito Cultural

Arte e Ciência: Cumplicidades Entre os Séculos XV e XVI

Cursos
DATA
17 de set. às 18:30 h.
LOCAL
El Corte Inglés Lisboa - Avda. António Augusto de Aguiar, 31, 1069-413 Lisboa - SALA 1 DO ÂMBITO CULTURAL, PISO 6
ORADOR
Vasco Medeiros
ESGOTADO

As inscrições para o evento terminaram em 09/09/2025


Caso seja do seu interesse...

Propomos-lhe mais eventos que certamente se adequarão ao que procura.

VER MAIS EVENTOS

DESCRIÇÃO

O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Curso Arte e Ciência: Cumplicidades Entre os Séculos XV e XVI, por Vasco Medeiros, a realizar-se nos dias 17 e 24 de setembro e 1, 8 e 15 de outubro, pela 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa. 


Sinopse

Este curso examina as interseções entre arte e ciência nos séculos XV e XVI, destacando a forma como o desenvolvimento do conhecimento visual se enraizou profundamente em práticas científicas emergentes. Durante este período, a pintura tornou-se cada vez mais cientificada, resultado da interação entre artistas e cientistas em trading zones — espaços de intercâmbio de ideias e metodologias que favoreceram inovações no campo da representação.

Figuras como Jan van Eyck, Filippo Brunelleschi, Leon Battista Alberti e Leonardo da Vinci exemplificam esta cumplicidade, ao recorrerem a princípios matemáticos, geométricos e óticos para transformar a prática artística. A invenção da perspetiva linear por Brunelleschi e a sua teorização por Alberti, o estudo da luz e da matéria na pintura flamenga de Van Eyck, ou as investigações anatómicas e mecânicas de Leonardo demonstram como a arte e a ciência progrediram de forma conjunta.

O curso abordará estas dinâmicas, explorando como o diálogo entre artistas e estudiosos da época contribuiu para a construção de um novo regime de visão e conhecimento, cujas influências perduram até à atualidade.

«A Natureza; fiel e completa!»
Como pode ele chegar a isso?
Quando é que alguma vez se conseguiu
liquidar a natureza numa imagem?
A minha ínfima parcela do mundo
é uma coisa infinita!
Dele só pinta aquilo que lhe agrada.
E o que é que lhe agrada?
Aquilo que sabe pintar!

Nietzsche, A Gaia Ciência, 2000, p. 31

 

1.ª SESSÃO — 17 DE SETEMBRO
A Chegada das Trevas – O impacto da queda do Império Romano do Ocidente na arte figurativa e no espaço pictórico.

2.ª SESSÃO — 24 DE SETEMBRO
A Chegada da Luz – Jan van Eyck e o advento técnico de uma revolução ótica, social e filosófica.

3.ª SESSÃO — 1 DE OUTUBRO
A Formulação Matemática do Espaço – Filippo Brunelleschi e Leon Battista Alberti: o advento da perspetiva linear.

4.ª SESSÃO — 8 DE OUTUBRO
Cross Roads e o Estatuto dos Artistas – A fusão entre a luz do Norte e o espaço do Sul. O nascimento da Scientia Pictórica. A evolução do artista de artesão a intelectual.

5.ª SESSÃO — 15 DE OUTUBRO
O Caso Português – A ótica pictórica na corte de D. Afonso V. O caso dos Painéis de São Vicente.

 

Biografia

Vasco Medeiros, PhD, é professor do Instituto da Cultura e da Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa [ICLP-FLUL] e investigador integrado do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras [Artis-IHA-FLUL]. Académico correspondente da Academia Nacional de Belas Artes, é doutorado em História da Arte pela FLUL com a tese A Ciência Pictórica na Europa: 1430-1530. Autor de viagens temáticas consagradas à história da arte e dos artistas, é ainda autor do podcast ARTIFEX.