Ciclo de Conferências "Histórias de Pinturas"
Âmbito Cultural

Ciclo de Conferências "Histórias de Pinturas"

Conferências
DATA
10 de abr. às 18:30 h.
LOCAL
El Corte Inglés Lisboa - Avda. António Augusto de Aguiar, 31, 1069-413 Lisboa - SALA 2 DO ÂMBITO CULTURAL, PISO 6
ORADOR
Joaquim Oliveira Caetano
LOTAÇÃO
pessoas
Lugares disponíveis
0 pessoas
ESGOTADO

As inscrições para o evento terminaram em 10/04/2025


Caso seja do seu interesse...

Propomos-lhe mais eventos que certamente se adequarão ao que procura.

VER MAIS EVENTOS

DESCRIÇÃO

O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Ciclo de Conferências "Histórias de Pinturas", por Joaquim Oliveira Caetano, a realizar-se nos dias 10 de abril, 15 de maio e 23 de junho, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

 
Sinopse 


A vida das obras de arte não acaba quando são terminadas pelos artistas. Iniciam então uma vida de apreciação, crítica e paixão, mas também de perigos. O tempo, revoluções, a incúria e o esquecimento, roubos, readaptações e muitos outros fatores constroem sobre as obras de arte uma história de dispersões, perdas e equívocos que muitas vezes tornam difícil a recuperação dos seus sentidos originais.

Nestas sessões mostramos o trabalho de historiadores de arte, de museólogos e de restauradores na busca da recuperação de alguns conjuntos, amputados ou dispersos, tentando devolver-lhes possibilidades de leitura enquanto obras de arte, projetadas em tempos e para espaços concretos. Começamos por apresentar a história de três retábulos portugueses cujas alterações, adaptações e dispersão levaram a uma série de mal-entendidos na sua compreensão.

 
Programa

1.ª SESSÃO — 10 DE ABRIL
De Coimbra até ao Alentejo e aos Açores: o retábulo da Assunção da Virgem, de Vicente Gil.

2.ª SESSÃO — 15 DE MAIO
A triste história de um conjunto notável.

3.ª SESSÃO — 23 DE JUNHO
Um tríptico que nunca o foi: a caixa de relíquias de Santa Auta.

 
Biografia

Joaquim Oliveira Caetano é doutorado em História da Arte e conservador da coleção de pintura do Museu Nacional de Arte Antiga, onde começou a trabalhar em 1991. Entre 1997 e 1999 trabalhou na secção de iconografia da Biblioteca Nacional de Portugal. Foi diretor do Museu de Évora entre 2000 e 2010, e diretor interino do Museu Nacional de Arte Antiga entre 2019 e fevereiro de 2025. Foi docente na Escola Profissional de Recuperação do Património entre 1989 e 1991, na Escola Superior de Artes Decorativas entre 1992 e 1997, no Ar.Co Escola de Arte e Comunicação de Lisboa em 1998 e na Universidade de Évora entre 1998 e 2008. Atualmente, é professor convidado da Escola Superior de Arte e Design. Publica regularmente sobre história da arte desde 1985, sendo conferencista e autor de dezenas de artigos e livros no país e no estrangeiro. Comissário de várias exposições em Portugal, Espanha e França, colaborou em catálogos de importantes exposições internacionais.