Conhecer os Clássicos: Utopia de Thomas More
Âmbito Cultural

Conhecer os Clássicos: Utopia de Thomas More

Conferências
DATA
06 de nov. às 18:30 h.
LOCAL
El Corte Inglés Lisboa - Avda. António Augusto de Aguiar, 31, 1069-413 Lisboa - SALA 2 DO ÂMBITO CULTURAL, PISO 6
ORADOR
Luís Manuel Gaspar Cerqueira
Tem interesse neste evento?
INSCRIÇÕES EM BREVE

Inscrições abertas a partir de 06/10/2025 às 10:00


DESCRIÇÃO

O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a conferência Utopia de Thomas More (Ciclo Conhecer os Clássicos da Penguin), por Luís Manuel Gaspar Cerqueira, a realizar-se no dia 6 de novembro pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa. 


Sinopse

Porque é um clássico, um clássico? Porque continua a ser lido, seja 10, 100 ou 1000 anos depois de ter sido escrito? Um clássico possui certas características que o tornam universal, transversal, atual; interpela o leitor, provoca-o, fá-lo questionar-se, conforta-o. Um clássico é um mundo num livro. Continue a «Conhecer os Clássicos» no El Corte Inglés de Lisboa, com um novo ciclo de sessões que abrem novas perspetivas sobre clássicos de sempre. Depois de terem assinado introduções para a icónica coleção Penguin Clássicos, em outubro conhecemos Mrs Dalloway, de Virginia Woolf, pela mão de Frederico Pedreira; em novembro percorreremos Utopia, de Thomas More, conduzido por Luís Manuel Gaspar Cerqueira; e em dezembro será a vez de O Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels, apresentado por José Neves.

 

Biografia

Luís Manuel Gaspar Cerqueira é Professor Auxiliar da Faculdade de Letras de Lisboa, onde leciona vários níveis de Latim, Literatura Latina, Cultura Medieval, Música e Literatura. As suas publicações académicas incidem nas áreas da épica latina, da musicologia antiga e medieval e das relações entre a música e a literatura. Tem-se dedicado à tradução dos textos clássicos latinos para o português, alargando o público para obras de peso: Thomas More, Utopia; Dante, Sobre a Eloquência em Vernáculo; Lucrécio, Da Natureza das Coisas; e tantos outros que lhe valeram o reconhecimento internacional na área da tradução literária.