As inscrições para o evento terminaram em 09/09/2025
Propomos-lhe mais eventos que certamente se adequarão ao que procura.
VER MAIS EVENTOSO Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Curso À Conquista do Cérebro: Viagem ao Mundo das Neurociências Cognitivas, por Katia Andrade, a realizar-se nos dias 19 e 26 de setembro e 3 e 10 de outubro, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.
Sinopse
O cérebro é o órgão mais complexo e misterioso do ser humano. Compreender o cérebro que somos – ou melhor, o cérebro que vamos sendo ao longo da vida – é tarefa ambiciosa das Neurociências Cognitivas. Uma ambição que tem acompanhado os progressos computacionais e tecnológicos das últimas décadas, com destaque para métodos de neuroimagem e de análise estatística cada vez mais eficientes. O que aqui se propõe é uma “viagem” ao fascinante mundo das Neurociências, tendo o cérebro como objeto de estudo. Uma viagem aberta a todos.
1.ª SESSÃO — 19 DE SETEMBRO
Estrutura e organização anatomo-funcional do cérebro. Do modelo frenológico ao modelo holístico – a importância das redes neuronais.
2.ª SESSÃO — 26 DE SETEMBRO
Córtex pré-frontal e tomada de decisões – a experiência do livre-arbítrio. Sistemas de memória e noção de temporalidade – o futuro também tem memória?
3.ª SESSÃO — 3 DE OUTUBRO
Aprendizagem e neuroplasticidade – exemplo do cérebro bilingue. Reserva cognitiva – mecanismos de resistência e resiliência cerebral.
4.ª SESSÃO — 10 DE OUTUBRO
Envelhecimento cerebral – qual a fronteira entre o normal e o patológico? Prevenir a demência – fatores de risco modificáveis.
Biografia
Katia Andrade é neurologista no Institut de la Mémoire et de la Maladie d’Alzheimer e investigadora associada no FrontLab, Institut du Cerveau, ambos os institutos no hospital Pitié-Salpêtrière, em Paris. Fez o seu doutoramento em Neurociências Cognitivas na Sorbonne Université. Como investigadora, tem-se dedicado particularmente ao estudo da anosognosia (não consciência dos défices) na doença de Alzheimer, com publicações científicas de relevo nesta área. Em paralelo, tem cultivado a poesia e a fotografia. A Alegria Como Princípio / Les Arbres, livro-duplo bilingue, é a sua obra poética mais recente.