Curso “Antigo Egito”
Âmbito Cultural

Curso “Antigo Egito”

Cursos
DATA
05 de mai. às 18:30 h.
LOCAL
El Corte Inglés Gaia Porto - Avda. da República, 1435, 4430-999 Vila Nova de Gaia, Porto - Sala de Âmbito Cultural Gaia, Piso 6
ORADOR
Luís Manuel Araújo
ESGOTADO

As inscrições para o evento terminaram em 02/05/2025


Caso seja do seu interesse...

Propomos-lhe mais eventos que certamente se adequarão ao que procura.

VER MAIS EVENTOS

DESCRIÇÃO

O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Curso ”Antigo Egito" por Luis Manuel Araújo, a realizar-se nos dias 5,8,9,12 e 14 de Maio, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

Sinopse

O Egipto faraónico tem uma longa história de três mil anos, durante os quais o país do Nilo conheceu momentos de grande fulgor cultural e civilizacional, as fases do Império Antigo (da III à VI dinastia), Império Médio (a XI e XII dinastias) e Império Novo (da XVIII à XX dinastia). Pelo meio ocorreram vários períodos de instabilidade política e de apagamento cultural (os períodos
intermediários), rematando no I milénio a. C. com as fases da Época Baixa (da XXVI à XXX dinastia) e Época Greco-romana. A intenção do curso é evocar os aspectos essenciais da brilhante civilização do antigo Egipto, enfatizando a importância da sua geografia e sublinhando as características da religião, da arte e da literatura.

1.ª sessão – Dia 5

A geografia do antigo Egito: a terra negra

2.ª sessão – Dia 8

Os habitantes do antigo Egito: «o gado de deus»

3.ª sessão – Dia 9

A história: ascensão, apogeu e queda

4.ª sessão – Dia 12

A religião: os deuses e os templos

5.ª sessão – Dia 14

Uma arte para a eternidade

Luís Manuel Araújo

Luís Manuel de Araújo é egiptólogo e professor jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sendo doutorado em Letras (História e Cultura Pré-Clássica) pela Universidade de Lisboa. É membro da Academia Portuguesa da História, Associação Portuguesa de Escritores, Associação dos Arqueólogos Portugueses, Associação Portuguesa de Museologia, Associação Internacional de Egiptólogos, Conselho Internacional dos Museus e Comité Internacional para a Egiptologia (CIPEG). Dirigiu o Dicionário do Antigo Egipto (Lisboa, 2001) e estudou as colecções egípcias públicas e privadas existentes em Portugal, tendo sido o comissário científico da exposição de antiguidades egípcias do Museu Nacional de Arqueologia e da nova sala de exposição da colecção egípcia da Universidade do Porto, e assessor científico de várias exposições. É autor de dezassete livros, alguns dos quais já esgotados.


Em colaboração com