É o cinema que nos faz sonhar
Âmbito Cultural
Cinema

É o cinema que nos faz sonhar

Cursos
DATA
06 de out. às 18:30 h.
LOCAL
El Corte Inglés Gaia Porto - Avda. da República, 1435, 4430-999 Vila Nova de Gaia, Porto - Sala de Âmbito Cultural de Gaia, Piso 6
ORADOR
Mário Augusto
ESGOTADO

As inscrições para o evento terminaram em 06/10/2025


Caso seja do seu interesse...

Propomos-lhe mais eventos que certamente se adequarão ao que procura.

VER MAIS EVENTOS

DESCRIÇÃO

O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Curso de Cinema "É o Cinema que nos faz sonhar”, por Mário Augusto, a realizar-se nos dias 6,13,20 e 27 de Outubro e 3 de Novembro, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6

Sinopse

É o cinema que nos faz sonhar – “Uma longa história de encantar"

No final deste ano, em Dezembro, celebra-se a passagem dos 130 anos desde a primeira sessão dos irmãos LUMIÉRE em Paris. A evolução e a história do cinema representam uma transformação sociológica profunda que marcou todo o seculo XX.
Descobrir a evolução do cinema é uma aventura fascinante. Desde as primeiras experiências de captura de imagens em movimento, até à era digital contemporânea, muitos foram os avanços tecnológicos e mudanças nos estilos, géneros e formas de exibição e consumo. Num programa com projeções que nos abraçam e seduzem, viajaremos por todos estes momentos, onde se multiplicam os "clássicos" - obras icónicas, eternizadas na cultura popular. Esta é uma proposta para melhor entender e conhecer esta arte de ver, deixando as emoções despertarem pela magia do cinema, percebendo também quais os caminhos do futuro para esta forma de arte que continua a surpreender com o mesmo encanto. Este curso dá aos participantes a ferramenta e o conhecimento para entender o cinema como arte e indústria.

 

Sessão 1 - Dia 6 de Outubro 

Primeiras imagens de uma arte nova

Os pioneiros

O cinema mudo da europa e a descoberta da América até chegarem a Hollywood

Sessão 2 - Dia 13 de Outubro

O cinema cresceu e aprende a falar: A novidade do som, o star sistem, os grandes estúdios e a censura do código.

Sessão 3 - Dia 20 de Outubro

Grandes filmes e uma fábrica de glamour:

O encantamento dos grandes géneros e os Magnatas do cinema.

Sessão 4 - Dia 27 de Outubro

A fórmula que se reinventa nas hisotorias

A reinvenção a partir da europa à revolução de Hollywood nos anos 70

Uma longa história até ao digital e o futuro

Sessão 5 - Dia 3 de Novembro

Os grandes Géneros e os novos caminhos na realidade das pataformas do Streeming

Uma hisotria em desenvovimento

 

Biografia

Mário Augusto

Jornalista, realizador e autor, com uma carreira de quase quatro décadas dedicada à comunicação e ao cinema. Estreou-se na RTP em 1985, tendo colaborado também com a SIC, a TSF e diversas publicações nacionais. É reconhecido como o jornalista português que mais estrelas de cinema entrevistou — mais de duas mil —, numa trajetória marcada pelo contacto direto com os bastidores de Hollywood.

Desde 2003, é o rosto de Janela Indiscreta, o mais longevo magazine de cinema da televisão portuguesa, distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores. Ao longo da sua carreira, foi premiado pelo documentário Mandem Saudades e tem-se dedicado à produção de conteúdos que cruzam memória, cultura e identidade.

Autor de vários livros, como Janela Indiscreta – O Que Dizem as Estrelas, Como se Fosse um Romance e Caderno Diário da Memória, continua a ser uma voz de referência na divulgação cultural em Portugal. Vive em Espinho, cidade onde cresceu, e mantém uma ligação ativa à sua comunidade local.