Fernando Pessoa: Entre o Génio e a Loucura
Âmbito Cultural

Fernando Pessoa: Entre o Génio e a Loucura

Conferências
DATA
21 de nov. às 18:30 h.
LOCAL
El Corte Inglés Lisboa - Avda. António Augusto de Aguiar, 31, 1069-413 Lisboa - SALA 2 DO ÂMBITO CULTURAL, PISO 6
ORADOR
Ricardo Belo de Morais
ESGOTADO

As inscrições para o evento terminaram em 10/11/2025


Caso seja do seu interesse...

Propomos-lhe mais eventos que certamente se adequarão ao que procura.

VER MAIS EVENTOS

DESCRIÇÃO

O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a conferência Fernando Pessoa: Entre o Génio e a Loucura, por Ricardo Belo de Morais, a realizar-se no dia 21 de novembro pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa. 


Sinopse

Os temas do Génio e da Loucura acompanharam Fernando Pessoa ao longo da sua vida – e influenciaram uma fatia muito significativa da sua produção literária. O escritor acompanhou fervorosamente as teorias publicadas de nomes como Nisbet, Lombroso, Nordau e Freud, para além de muitos outros livros médico-filosóficos, encontrando-se vários na sua biblioteca particular. É conhecido o fascínio pessoano pela psiquiatria. Mas até o interesse intelectual e a análise abstrata acabaram a ser tratados com distância estética e a passar pelo crivo da ficcionalização.

Personagens fictícias pré-heterónimas, como Pantaleão e Alexander Search, refletem já as profundas leituras médico-filosóficas do escritor. Em cadernos de apontamentos e na sua arca dos inéditos, Fernando Pessoa deixou numerosos escritos que tratam dos temas do génio, da loucura e da degenerescência – e as relações entre eles. Multiplicam-se os textos de Pessoa ele-mesmo sobre literatura e psiquiatria e as ligações entre ambas, reflexões que invadem a narrativa de alguns dos seus contos e até casos investigados pelo seu “detetive” Abílio Quaresma. 

Este interesse temático quase obsessivo de Pessoa pode explicar-se pela convergência de vários fatores que iremos abordar nesta conferência, desde o ângulo pessoal/biográfico, até ao ângulo literário, passando naturalmente pela teorização dos heterónimos.

 

Biografia

Ricardo Belo de Morais é escritor e investigador literário, membro da equipa da Casa Fernando Pessoa desde 2012. Em 2013, passa a guiar passeios literários nas ruas de Lisboa. Publicou vários livros pessoanos, peças de teatro, traduções, ensaios literários e prefácios, ministrando regularmente palestras pessoanas e comparatistas em espaços culturais. Trabalhou em assessoria cultural com o Clube Português de Artes e Ideias, e na coordenação do gabinete de imprensa das Festas de Lisboa. Realiza e apresenta na rádio Movimento, há oito anos, o único programa semanal pessoano do mundo.