Livro "A História Repete-se"
Âmbito Cultural

Livro "A História Repete-se"

Apresentação de livro
DATA
10 de nov. às 18:30 h.
LOCAL
El Corte Inglés Lisboa - Avda. António Augusto de Aguiar, 31, 1069-413 Lisboa - SALA 2 DO ÂMBITO CULTURAL, PISO 6
ORADOR
Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho
Tem interesse neste evento?
INFORMATIVO

Evento aberto ao público.


DESCRIÇÃO

O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a editora Manuscrito têm o prazer de convidar para o lançamento do livro A História Repete-se, de Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho, a realizar-se no dia 10 de novembro pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.


Sinopse

Para compreender melhor quem somos hoje, é essencial olharmos para a nossa História com espírito crítico e os olhos bem abertos, sobretudo numa época em que os debates públicos são muitas vezes superficiais ou ideologicamente enviesados. 

É este o desafio de Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho, autores do podcast do Expresso que dá título a este livro: A História Repete-se. A partir de vinte temas fundamentais, os autores traçam uma viagem esclarecedora pela História de Portugal, desde o tempo dos lusitanos até ao Portugal democrático do século XX. Cruzando conhecimento histórico com uma análise independente, nesta obra os autores desmontam mitos e abordam com rigor e clareza momentos da História que continuam a ter reflexo na atualidade.

O PASSADO É IMUTÁVEL, MAS A HISTÓRIA ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA

 

Biografias

Lourenço Pereira Coutinho é historiador, docente e investigador, doutorado em História Institucional e Política Contemporânea (Universidade Católica Portuguesa, pelo programa PIUDHist) e autor de vários livros de História, nomeadamente sobre o período do constitucionalismo monárquico português. Colabora com regularidade nos meios de comunicação e em projetos de divulgação histórica.

Henrique Monteiro é jornalista e comentador, e foi diretor do Expresso, onde se mantém como colunista e figura de referência. Ao longo de mais de quatro décadas de carreira, distinguiu-se pela análise política e a atenção constante aos temas da História e da identidade nacional. É autor de vários livros e presença habitual nos meios de comunicação portugueses.