Mulheres: Cidadãs Comprometidas
Âmbito Cultural

Mulheres: Cidadãs Comprometidas

Conferências
DATA
24 de mar. às 18:30 h.
LOCAL
El Corte Inglés Lisboa - Avda. António Augusto de Aguiar, 31, 1069-413 Lisboa - SALA 2 DO ÂMBITO CULTURAL, PISO 6
ORADOR
Rosabela Afonso
Tem interesse neste evento?
INSCREVA-SE

Há lugares disponíveis, clique acima para fazer a sua inscrição.


DESCRIÇÃO

O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a Conferência Mulheres: Cidadãs Comprometidas, por Rosabela Afonso, a realizar-se no dia 24 de março, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.


Sinopse

As mulheres são uns seres extraordinários. Todas… menos as exceções. Está provada a sua capacidade de liderança, entrega, dádiva, compromisso com o outro, resiliência, tolerância e, sobretudo, a evidência de como, habilmente, conseguem fazer como a água, contornando os obstáculos para melhor os ultrapassar. Todas estas características, associadas a uma extrema e abnegada forma de amar e cuidar dos demais, faz das mulheres seres extraordinários. Pese embora as que, sempre em menor número, são diferentes.

Porém, no essencial, as mulheres têm sido o sustentáculo do mundo: elas parem, elas criam, elas cuidam, elas alimentam, elas amparam, elas apoiam. Elas estão sempre lá. Sempre estiveram, ao longo dos tempos, mesmo quando não tinham acesso ao espaço público nem lhes era permitido ter voz. Mesmo quando o seu nome e trabalho eram usurpados. Mesmo quando, e ainda, as varrem para debaixo do tapete do esquecimento. A força e a dignidade das mulheres não se deixaram esmagar, nem com a Inquisição, nem com a violência ainda sofrida na atualidade – e estamos no século. XXI. Rosabela Afonso abordará alguns nomes em particular, apenas alguns, porque são muitas as que merecem ser homenageadas. Sempre.

 

Biografia

Rosabela Afonso é uma escritora portuguesa, nascida em Lisboa. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa e ingressou na RTP em 1974, onde trabalhou 30 anos em diversas áreas, incluindo a fundação e chefia da Delegação da RTP África em Moçambique. Em 2009 cofundou a ACCIG (Associação Cultura, Conhecimento e Igualdade de Género), refletindo o seu compromisso com causas sociais. É autora de várias obras que abordam temas políticos, culturais e históricos, sempre com mensagens que inspirem tanto jovens como adultos para a cidadania responsável. Continua envolvida em projetos sociais como a Associação Happy Schools de Portugal, um projeto da UNESCO que visa promover a felicidade nas comunidades escolares.