As inscrições para o evento terminaram em 08/09/2025
Propomos-lhe mais eventos que certamente se adequarão ao que procura.
VER MAIS EVENTOSO Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Oficina do Livro têm o prazer de convidar para a conversa O Judeu de Santa Engrácia – Uma visita à Lisboa do séc XVII, em torno do livro O Judeu de Santa Engrácia de Tiago Salazar, a realizar-se no dia 11 de setembro pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.
Sinopse
Nenhum reino ou Nação é formado sem páginas negras. A Inquisição trouxe até nós a perseguição ao judaísmo na forma de leis e um Tribunal e ajustes de contas aleatórios. Nesta leva persecutória, o cristão-novo converso à força Simão Sólis, nado e criado em Lisboa, viu-se envolvido numa trama da qual era inocente. Condenado à morte pelo crime de heresia (o suposto roubo de tesouros da igreja em construção de Santa Engrácia), gritou o seu grito de inocência já de chamas desatadas no lugar que o viu morrer, o Campo de Santa Clara. Tão suposto era ele ser inocente como as obras da igreja nunca virem a terminar. Entre 1631 e 1966 assim foi, até ao dia em que por fim abriu portas o Panteão Nacional, lugar de mortos ilustres nascido sob o eco de um morto anónimo e proscrito. Quem foi Simão Sólis e o que realmente fez para tamanho suplício?
Biografia
Tiago Salazar nasceu em Lisboa, em 1972. Formou-se em Relações Internacionais, estudou Guionismo e Dramaturgia em Londres e é doutorando no Instituto de Geografia. Trabalha como jornalista desde 1991, atualmente como freelancer. É formador de Escrita e Literatura de Viagens, guia turístico e desenvolve o projeto Tours Around The Word. Idealizou, escreveu e apresentou o programa Endereço Desconhecido, da RTP2. Venceu o prémio Literatura na XVII Gala dos Prémios da revista Mais Alentejo, em 2018. Venceu o prémio Manuel António Pina, nas edições de 2022 e 2023. É autor de diversos livros de viagens, de crónicas e dos romances A Escada de Istambul (2016), O Magriço (2020), O Pirata das Flores (2023) e O Judeu de Santa Engrácia (2025).