O Legado dos Irmãos Bordalo Pinheiro (2.ª Sessão)
Âmbito Cultural

O Legado dos Irmãos Bordalo Pinheiro (2.ª Sessão)

Conferências
DATA
23 de out. às 18:30 h.
LOCAL
El Corte Inglés Lisboa - Avda. António Augusto de Aguiar, 31, 1069-413 Lisboa - SALA 2 DO ÂMBITO CULTURAL, PISO 6
ORADOR
Emília Ferreira e João Alpuim Botelho
Tem interesse neste evento?
INSCREVA-SE

Há lugares disponíveis, clique acima para fazer a sua inscrição.


DESCRIÇÃO

O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a conferência Rafael e Columbano: o Legado dos Irmãos Bordalo Pinheiro (2.ª Sessão), por Emília Ferreira e João Alpuim Botelho, a realizar-se no dia 23 de outubro pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.


Sinopse

No século XIX, a família Bordalo Pinheiro ofereceu ao país dois dos seus mais reconhecidos e portentosos artistas. Rafael (1846-1905), desenhador prolífico e analítico, jornalista, decorador, ilustrador e ceramista, criador do Zé Povinho e escritor surpreendente, e Columbano (1857-1929), desenhador, pintor, reputado retratista, amigo de escritores e políticos, professor e museólogo. Separados por 11 anos e temperamentos distintos, nestas duas sessões abordaremos a família que os criou, os seus contextos, aventuras e desventuras e as paixões que os uniram.

Imagem: Grupo do Leão, 1885, Columbano Bordalo Pinheiro, Museu Nacional de Arte Contemporânea


2.ª SESSÃO – 23 DE OUTUBRO 


Biografias

João Alpuim Botelho é licenciado em História e Mestre em Museologia. Diretor do Museu Bordalo Pinheiro/Lisboa Cultura. 

Emília Ferreira é historiadora de Arte, museóloga, conferencista internacional, curadora. É representante da European Museum Academy (EMA) em Portugal.