“Os 10 erros mais comuns da Genealogia”
Âmbito Cultural

“Os 10 erros mais comuns da Genealogia”

Conferências
DATA
27 de mai. às 18:30 h.
LOCAL
El Corte Inglés Gaia Porto - Avda. da República, 1435, 4430-999 Vila Nova de Gaia, Porto - Sala de Âmbito Cultural Gaia, Piso 6
ORADOR
Francisco Queiroz
ESGOTADO

As inscrições para o evento terminaram em 27/05/2025


Caso seja do seu interesse...

Propomos-lhe mais eventos que certamente se adequarão ao que procura.

VER MAIS EVENTOS

DESCRIÇÃO

O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a Conferência “Os 10 erros mais comuns de quem faz a sua genealogia” por Francisco Queiroz, a realizar-se no dia 27 de Maio, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6

Sinopse 

Descobrir quem foram os nossos antepassados é uma epopeia fascinante, que desperta crescente interesse na sociedade em geral. São inúmeros os recursos disponíveis para tal efeito, convidando a um tentador "faça você mesmo". Para além das muitas bases de dados existentes na Internet e de um manual especificamente concebido para o efeito, disponível nas livrarias, há que contar também com os grupos de entreajuda nas redes sociais.

Atualmente, construir a árvore genealógica parece ser mais fácil do que nunca. Porém, a Genealogia não é um tema simples, e menos ainda quando, quem a faz, não tem formação académica em História. Muitas das árvores que têm sido construídas e publicadas contêm erros de vários tipos. Por outro lado, os ramos dessas árvores que ficam vazios por efeito da aparente falta de dados, podem, afinal, ser preenchidos, se for seguida metodologia mais apropriada.

Nesta apresentação, são abordados os erros mais comuns de quem hoje se dedica à Genealogia e que caminhos se nos oferecem para os evitar ou corrigir, facilitando a conclusão bem sucedida desta missão, tão importante para compreendermos melhor aquilo que efetivamente somos.

Francisco Queiroz

Biografia

Nascido em Vila Nova de Gaia em 1973, Francisco Queiroz é Doutor em História da Arte pela Universidade do Porto, diretor da revista científica "RomantHis", colaborador da Rede de Investigação em Azulejo (ARTIS-IHA/FLUL) e do CEPESE, onde em 2014 concluiu o Pós-doutoramento e onde foi depois coordenador adjunto do Grupo de Investigação "Património, Cultura e Turismo". Foi ainda docente do ensino superior durante dezasseis anos. Atualmente dedica-se à investigação e à escrita praticamente a tempo inteiro, sendo também perito de escrita manual. Mentor do projeto "Genealogia sem segredos", Francisco Queiroz é o mais experiente formador nesta área em Portugal. É autor ou co-autor de algumas dezenas de livros e de mais de uma centena de artigos científicos, nomeadamente do único manual sobre Genealogia e História da Família disponível em português (o qual já mereceu reedição).

 


Em colaboração com