Porque é que a Imprensa Local é Nacional?
Âmbito Cultural

Porque é que a Imprensa Local é Nacional?

Conferências
DATA
16 de dez. às 18:30 h.
LOCAL
El Corte Inglés Lisboa - Avda. António Augusto de Aguiar, 31, 1069-413 Lisboa - SALA 2 DO ÂMBITO CULTURAL, PISO 6
ORADOR
José Pacheco Pereira
ESGOTADO

As inscrições para o evento terminaram em 15/12/2025


Caso seja do seu interesse...

Propomos-lhe mais eventos que certamente se adequarão ao que procura.

VER MAIS EVENTOS

DESCRIÇÃO

O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a conferência Porque é que a Imprensa Local é Nacional?, por José Pacheco Pereira, a realizar-se no dia 16 de dezembro pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa. A conferência abre a inauguração da exposição Os 100 Anos da Gazeta Das Caldas, patente até 16 de janeiro. 


Sinopse

Uma das grandes fontes ignoradas de notícias e análise que estão longe de ser apenas locais é a imprensa regional. Aí se encontram não só referências fundamentais para as terras de Portugal, como muitas notícias de relevo nacional. É assim a Gazeta das Caldas: com sede nas Caldas da Rainha e um século de existência celebrado este ano (1925 foi o ano da sua fundação), é o jornal regional com maior número de leitores a sul do distrito de Leiria, com mais de 40 mil leitores por toda a região Oeste. Por estar no terreno, enraizada, próxima de quem serve, não se interessa apenas pelo que é escandaloso ou mediático, mas cobre tudo o que afeta os cidadãos, freguesias e concelhos que serve.

Numa altura em que a imprensa em geral luta para sobrevivência, é inquestionável o papel que a imprensa local tem a informar, a fortalecer a cidadania, a criar cultura e identidade, a escrutinar, responsabilizar e promover. Primeiro, num raio de ação próximo. Depois mais além. Tudo razões que justificam largamente o facto de as comemorações do Centenário da Gazeta das Caldas contarem com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

 

Biografia

José Pacheco Pereira nasceu no Porto, em 1949. Participou na luta contra a ditadura antes do 25 de Abril. Foi professor, deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu e dirigente do PSD. Publicou mais de uma dezena de livros sobre História e Política, escrevendo também para blogues. Colabora regularmente na imprensa escrita, na rádio e na televisão. Faz parte do painel do mais antigo debate político português, O Princípio da Incerteza. Criou e mantém o Arquivo/Biblioteca Ephemera.