Tratar o Cancro por Tu: Hoje e Amanhã
Âmbito Cultural

Tratar o Cancro por Tu: Hoje e Amanhã

Conferências
DATA
15 de out. às 18:30 h.
LOCAL
El Corte Inglés Gaia Porto - Avda. da República, 1435, 4430-999 Vila Nova de Gaia, Porto - Sala Âmbito Cultural Gaia, Piso 6
ORADOR
Manuel Sobrinho Simões
Tem interesse neste evento?
INSCREVA-SE

Há lugares disponíveis, clique acima para fazer a sua inscrição.


DESCRIÇÃO

O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a Conferência “Tratar o Cancro por Tu: Hoje e Amanhã”, por Manuel Sobrinho Simões, a realizar-se no dia 15 de Outubro, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

Sinopse

Conversar com a audiência acerca da linguagem relacionada com as doenças que global (e erradamente…) designamos por “O cancro”. Felizmente, a maioria das pessoas com doenças cancerosas já não morrem “de” cancro embora possam morrer “com” cancro, e cada vez é mais frequente pois a incidência de cancros continuará a aumentar. Este aumento tem a ver com o aumento da idade da população, a influência negativa do estilo de vida (tabagismo, excesso de álcool, obesidade, sedentarismo) e a maior exposição a factores ambientais, incluindo a poluição atmosférica e doméstica, os alimentos ultraprocessados, os pesticidas, e os (micro) plásticos, entre outros.

Nesta altura, há mais de 70000 novos cancros por ano na população portuguesa enquanto a mortalidade por cancro é da ordem dos 30000 por ano. Isto é, actualmente, cerca de 60% das pessoas com cancro não morrem de cancro. Em vez de “cancro” é preferível utilizar as palavras “neoplasia” ou “tumor” acrescentando, quando apropriado, a sub-classificação benigna(o), border-line, pouco maligna(o) ou, mesmo, maligna(o). Isto é, na palavra “cancro” cabem múltiplos tipos de neoplasias ou tumores, desde doenças neoplásicas sem qualquer risco de malignidade até doenças muito malignas (Vamos ver se abandonamos a palavra – e a ideia – de “O cancro”).

Biografia

Manuel Sobrinho Simões, médico, professor emérito da Universidade do Porto, especialista no diagnóstico e na investigação em cancro. Fundador e director do Ipatimup desde a criação em 1989. Publicou cerca de 400 artigos científicos que deram origem a mais de 18000 citações (factor h>65). Tem livros publicados na Europa, EUA e Japão. Presidiu ao Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos e ao Conselho de Curadores da A3ES. Presidiu à Sociedade Europeia de Patologia de 1999 a 2001 tendo criado Centros da Escola Europeia de Patologia em vários países. Foi eleito pelos seus pares, em 2015, o “Patologista mais influente do mundo”.  É administrador não executivo da Fundação Serralves e membro do Conselho Social da EAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza. Trabalhou sempre em regime de dedicação exclusiva.