Um Amor Que Não Se Diz
Âmbito Cultural

Um Amor Que Não Se Diz

Apresentação de livro
DATA
11 de out. às 17:00 h.
LOCAL
El Corte Inglés Lisboa - Avda. António Augusto de Aguiar, 31, 1069-413 Lisboa - SALA 2 DO ÂMBITO CULTURAL, PISO 6
ORADOR
Daniel Sampaio
Tem interesse neste evento?
INFORMATIVO

Evento aberto ao público.


DESCRIÇÃO

O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Editorial Caminho têm o prazer de convidar para o lançamento do livro Um Amor Que Não Se Diz, de Daniel Sampaio, a realizar-se no dia 11 de outubro pelas 17h, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa. A apresentação ficará a cargo de Miguel Vale de Almeida, com uma canção por Cristina Paulo


Sinopse

Como o título indica, este novo livro de Daniel Sampaio, combinando ficção e ensaio, trata da vida privada de Luís e de Guilherme, unidos, «na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza», por um amor que não se diz. Cada um à sua maneira, descobrem-se homossexuais e vivem plenamente uma forte paixão, primeiro escondidos de todos, depois em cumplicidade com os mais próximos, aspirando sempre a uma vida «normal» vivida a dois.

Já no seu livro anterior – Para Tão Curtos Amores Tão Longa Vida – Daniel Sampaio explora as grandezas e misérias de um casamento hétero longo de 50 anos. E num casamento homo? Que se passa lá dentro? Há alguma coisa que distinga estes dois casamentos? O quê? Um Amor Que Não Se Diz é uma incursão lúcida e muito corajosa nesse universo da homossexualidade que, apesar dos avanços recentes em direitos e respeito pela diferença, continua ainda muito longe das legítimas aspirações que nos animam.

Mais do que um livro, este é um manifesto pela liberdade de amar.

 

Biografia

Daniel Sampaio é um psiquiatra conceituado e terapeuta familiar, nascido em 1946, em Lisboa. Professor Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa, tem coordenado, no Hospital de Santa Maria, unidades de intervenção para adolescentes em crise. Foi um dos introdutores da Terapia Familiar em Portugal, a partir da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, que fundou em 1979. Publicou diversos livros sobretudo sobre a adolescência e os seus problemas, destacando-se Vozes e Ruídos - Diálogos com adolescentes, em 1993, e Inventem-se Novos Pais, em 1994. Editou ainda A Arte da Fuga, em 1999, Tudo o Que Temos Cá Dentro, em 2000, que retrata a questão do suicídio e, em 2002, Lições do Abismo, onde fala sobre a sua experiência enquanto psiquiatra no Hospital de Santa Maria. Tem tido um papel fundamental em intervenções nos diversos meios de comunicação social, sempre numa abordagem da adolescência. Tem-se dedicado ao estudo dos problemas dos jovens e das suas famílias através de trabalhos de investigação na área da psiquiatria e da adolescência.