Apetece - El Corte Inglés

Bio & Natural - Pequeno-almoço Bio | Edição Maio > Junho 2019

Bio & Natural - Pequeno-almoço Bio | Edição Maio > Junho 2019
Bio & Natural pequeno-almoço bio

Pequeno-almoço Bio
A refeição mais importante

Não é por haver crianças à mesa que o pequeno-almoço tem de ser diferente para cada membro da família. Há, sim, algumas adaptações a fazer para que todos comecem bem o dia.

por Marta Cerqueira


Ainda que se chamem pequenos, devem ser pensados em grande. Não é por acaso que se diz que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Se for completo e na dose certa, transforma-se na quebra de jejum perfeita, depois de um período - a noite - em que o corpo foi às reservas buscar energia para um novo dia.


Está provado que as crianças que não tomam pequeno-almoço apresentam níveis mais baixos de atenção, têm maior dificuldade em concentrar-se e podem mesmo alcançar piores resultados nos testes de avaliação. E, nos adultos, as consequências podem notar-se numa falta de energia ao longo do dia, além de que um bom pequeno-almoço está associado à manutenção de um peso adequado. Mas o que é um bom pequeno-almoço? Idealmente um que, num só prato, junte fontes de hidratos, proteína, gordura e vitaminas. "Umas papas de aveia com banana, panquecas ou um pudim de chia são óptimas opções", lembra Sandra Santos que, além de nutricionista, é mãe de Francisca, de três anos e autora do blogue Papinhas da Xica e do livro com o mesmo nome.

Não que seja contra aquele que é considerado um pequeno-almoço mais tradicional. Aliás, defende que pão, fruta, leite ou bebida vegetal são uma excelente opção, tanto para as crianças como para os pais. "Os alimentos que constituem o pequeno-almoço podem ser os mesmos para toda a família mas com um ligeiro ajuste no tamanho das porções", acrescenta. 

Se for completo e na dose certa, o pequeno-almoço transforma-se na quebra de jejum perfeita.

O mesmo se aplica a casos de pessoas que pratiquem desporto, por exemplo, que podem juntar mais fruta ou mais uma fonte de proteínas às papas. Ou, no caso de dietas para perda de peso, talvez trocar a banana por outra fruta menos calórica como a maçã ou a pêra ou reduzir a quantidade de aveia.

Para fazer papas de aveia basta juntar ao lume um copo de leite ou bebida vegetal, quatro colheres de sopa de flocos de aveia, uma banana e, a partir daí, deixar a imaginação fluir nos toppings que podem ser de fruta, mel, granola ou canela, por exemplo. "O melhor de tudo é conseguir envolver a criança na preparação das refeições", lembra a nutricionista. Sem esquecer ainda que as crianças fazem muita coisa por imitação. Nesse caso, se os adultos derem preferência a um pequeno-almoço saudável, o caminho natural é que as crianças o façam também.

Pequeno Buda

Pequeno Almoço de Alfarroba sem Glúten Biológico Iswari Pequeno Buda! 300 g

Despertar de buda

Manga e Baobab Biológica Iswari Despertar de Buda 360 g

Para os miúdos e graúdos

Quem tem filhos sabe que, de manhã, todos os minutos contam e que, entre acordares, banhos e mochilas, o tempo para pequeno-almoço pode ser limitado. A solução chegou em forma de preparado instantâneo, saboroso e, ainda mais importante, saudável. A Iswari, marca portuguesa da área dos superalimentos, criou uma mistura sem glúten, lactose e açúcares e refinados e rica em ferro e magnésio, pensada para crianças a partir dos 3 anos. Basta juntar umas colheres do "Pequeno Buda" com água ou

bebida vegetal ou usar essa mistura embatidos, iogurtes ou como ingrediente de bolos ou panquecas. Os pequenos-almoços estão disponíveis em três sabores - banana e maçã, mirtilo ou alfarroba - e são uma espécie de adaptação do "Despertar de Buda" pensada para adultos. Desta gama é possível criar um pequeno-almoço com sabor a cacau, açaí, maca e baunilha, manga, cânhamo, ananás, framboesa ou matcha. Para isso, e tal como na versão infantil, bastam três colheres de sopa da mistura, 100 ml de água ou bebida vegetal e já está.


Trocado por miúdos

Receitas divertidas e nutritivas para agradar aos exigentes - e novos - clientes aí de casa.

por Mariana Caetano


Imagem 1: Bagel de cereais com ovo e queijo creme: 1 bagel de cereais, 1 ovo cozido, queijo creme, rúcula e mini tomate cherry e decorado com cenoura.

Imagem 2: Tosta de cereais com manteiga de amendoim e fruta: 1 fatia de pão de cereais, manteiga de amendoim, mirtilos e framboesas.

Imagem 3: Papaia com iogurte e granola: 1 papaia, 1 iogurte e granola decorada com mirtilos e pepino.



Trocado por miúdos

Fala agora…