Bebés

Primeiro mês do bebé

Conheça os essenciais para cuidar de si e do seu bebé no primeiro mês.

Cuidados da mãe

 

O puérperio, conhecido como o período do pós parto é muito desafiante e novo, mesmo que já tenha um bebé em casa, cada parto e cada bebé são diferentes e os cuidados a ter são sempre únicos e fundamentais. Por isso, sugerimos uma lista de artigos que podem ajudar em situações mais complicadas, nomeadamente nos primeiros tempos de amamentação.

Ter uma boa Almofada de Amamentação é essencial, para proteger as suas costas. Estar confortável é uma das chaves para não ter infecções, porque o desconforto provoca stress, que inibe a prolactina, a hormona responsável pela produção de leite materno. 

Nos primeiros tempos, em que o bebé se vai adaptar à maminha da mãe, podem surgir pequenas inflamações, pelo que as almofadinhas de hidrogel, os protectores de mamilos e outros, podem ser fundamentais para tratar e evitar infecções mais complicadas. Veja tudo nos Cuidados Pós Parto

Segurança e Conforto

 

Nos primeiros tempos de vida de um bebé tão pequenino todos os cuidados são poucos. Neste período o bebé deverá dormir aproximadamente 18 horas por dia/noite. Ainda não distinguirá a noite do dia e, por essa razão, deverá ter sempre tudo preparado para as sonecas do dia e sono da noite, garantindo conforto e segurança. Durante o dia pode estar sempre de olho no seu bebé a dormir, sem ter que estar sempre no quarto. Os Intercomunicadores são uma excelente opção para estar sempre de olho a atenta às necessidades do seu bebé, sem ter que estar sempre no quarto. 

Opte pelos Slings, nesta fase em que é tão importante o bebé estar sempre junto de si, aproveitando para fazer outras tarefas. 

Pode ainda colocar um Ninho no seu sofá para o bebé dormir aconchegado, enquanto está na sala. 

Para o recém-nascido

 

No primeiro mês do bebé, sugerimos uma selecção de artigos essenciais. Depois de 9 meses aninhado no útero da mãe, o recém-nascido gosta de se sentir com contacto quase constante. Os Ninhos são uma óptima solução para o bebé dormir aconchegado, seja no sofá, ou no seu berço. Em alternativa, pode também fazer o swaddling, que consiste em embrulhar o bebé, dando a mesma sensação que tinha na barriga da mãe. Pode usar uma fralda de pano ou musselina para o caso. Os slings são essenciais quando tem tarefas para fazer ou para dar um passeio, mantendo o bebé junto a si. 

Ver também