Guia de manutenção de móveis jardim

CONSERVE EM PERFEITO ESTADO

O SEU ESPAÇO AO AR LIVRE


Nos períodos em que o mobiliário de exterior não é utilizado, deve ser protegido para o manter em perfeitas condições e poder continuar a usufruir dele quando chegam os dias de bom tempo e sol.

ALUMINIO

É um material ideal para a fabricação de móveis de exterior devido à sua leveza e alta resistência à corrosão. Não requer manutenção e é facilmente limpo com água e detergente neutro.

AÇO

É um material muito utilizado, devido à sua resistência e propriedades mecânicas. A sua manutenção é tão simples quanto limpá-lo com um pano levemente ensaboado, enxaguar e secar com um pano seco.

TECA

É uma madeira resistente à humidade e a todo o tipo de parasitas não necessitando de manutenção específica. A limpeza é feita com água e sabão e usando um produto especifico para teca.

ACÁCIA

A uma madeira durável que resiste bem às mudanças de temperatura e é fácil de manter. Basta limpar regularmente para tirar a poeira com um pano com água morna e sabão neutro.

RATTAN SINTÉTICO

É uma fibra de polietileno com toque e aparência quase idêntica ao rattan natural, mas com maior resistência ao atrito e quebra. Resiste bem à humidade e à exposição ao sol e a sua manutenção é simples: escovar, lavar com água e sabão neutro.

MULTIFIBRA

É um tecido de fio de poliéster e revestimento de PVC que se entrelaça e forma um tecido resistente às mudanças atmosféricas e muito fácil de manter, além de secar rapidamente. A manutenção é simples, basta um pano, água e detergente neutro.

FIBRAS NATURAIS

De origem vegetal, são um material ecológico, leve e confortável. São utilizados dois tipos de fibras: as rígidas, para dar forma à estrutura, e as semi-rígidas, para criar um desenho particular em cada peça. Se ficarem molhadas, devem ser secas o mais rápido possível, por isso é aconselhável usá-las dentro de casa. A poeira é limpa com aspirador ou com água e sabão neutro e algumas gotas de amoníaco.

MOSAICO

Estes móveis devem ser cobertos no outono, inverno e estação chuvosa. Para a sua manutenção basta limpar com um pano humido com sabão neutro mas deve secar logo de imediato e nunca usar produtos abrasivos como acetona ou solventes. A superfície deve ser protegida com bases para copos, suportes ou individuais e qualquer derramamento deve ser limpo imediatamente.

RESINA

É muito resistente às temperaturas do exterior e, por isso, é um material muito recomendado para ao ar livre. A manutenção é muito simples, água com sabão, um pano e uma escova macia é tudo o que é necessário para limpá-lo e mantê-lo em boas condições.

TÊXTEIS

A maioria das almofadas tem uma capa, que são laváveis. Se forem de algodão, é melhor lavá-las à mão, com sabão neutro e água fria para evitar que encolham. Outros cuidados a ter em conta: utilizar tira-nódoas específicos para cada tipo de fibra; absorver qualquer líquido derramado o mais rápido possível; remover a poeira ambiental. Toldos, cortinas e mosquiteiros devem ser removidos, limpos e guardados até a próxima utilização.

VIDRO

Muitas mesas de exterior possuem tampo de vidro temperado, um toque elegante e fácil de limpar, mas para evitar arranhões, não se devem usar produtos abrasivos. Recomenda-se também limpar regularmente com um pano macio, humedecido com água ou limpa-vidros.

CAPAS PROTECTORAS


Para a manutenção do móvel, é aconselhável cobri-lo com capas de proteção que o protejam do pó, da chuva e de qualquer mudança de temperatura. Escolha as capas de acordo com os diferentes tipos de móveis de jardim e use os cordões ou tiras de velcro para segurá-las com firmeza.

Além de serem confecionadas em poliéster resinado de alta resistência, o design das capas possui costuras seladas para aumentar a impermeabilização.

Recomendamos também colocar os móveis no pavimento, pois na relva ou na terra eles ficam mais expostos à humidade.

Capas de proteção Capas de proteção
×
×
×
×