Como isolar a sua casa do frio
Durante os dias mais frios do ano, não há nada mais apelativo do que desfrutar de uma casa acolhedora e confortável. Um bom isolamento é essencial para evitar a fuga de calor e o aumento da fatura do aquecimento. Nós dizemos-lhe como o conseguir.
Com a chegada do outono e a descida das temperaturas, a nossa casa torna-se um refúgio. São dias de convívio com a família e amigos, de conversas intermináveis depois do jantar, cafés e lanches, jogos de tabuleiro... E para desfrutar destes momentos, nada como ter uma temperatura agradável, quente e constante. Para isso, o aquecimento é um aliado essencial, mas também pode ser uma fonte de despesas difíceis de controlar. Por esta razão, e sempre com o objetivo de poupar no consumo de energia, propomos-lhe uma série de conselhos para isolar a sua casa do frio sem obras e com materiais ao seu alcance.
- Isolar as janelas e as portas com fitas de proteção contra as intempéries
Sabia que uma grande parte do calor desperdiçado nas casas escapa pelas janelas e portas? Quando uma janela não fecha corretamente, cria-se uma fenda através da qual não só o ar quente escapa para o exterior, como também deixa entrar o frio da rua. Existe uma solução simples para este problema: a calafetagem.
Estas tiras de janela são fixadas no bordo da folha (nunca no caixilho). Existem três tipos de calafetagem:
- As fitas de espuma. São feitas de espuma de poliuretano e são adequadas para fendas de 1 a 4 milímetros. Não resistem bem aos raios ultravioleta (UV), pelo que é preferível utilizá-las em janelas que recebem poucas horas de luz solar por dia (viradas para sul ou leste).
- Calafetagem de borracha. Adequadas para preencher fendas maiores, entre 2 e 5 mm, são mais fortes do que as fitas de espuma e resistem à chuva e aos raios UV. A sua instalação pode ajudá-lo a poupar até 20% nos custos de aquecimento.
- Calafetagem de silicone. São as mais resistentes e compactas. Podem ser utilizadas para vedar fissuras de 1 a 7 mm e duram até 10 anos, mesmo suportando a ação da luz solar. Este tipo de calafetagem duplica a capacidade de isolamento da calafetagem de borracha, aumentando as poupanças de aquecimento até 40%.
2. Colocar película térmica nas janelas
Os vidros das janelas são outro ponto através do qual o frio e a humidade podem entrar. Os vidros duplos impedem a fuga de calor e, se forem feitos de alumínio ou PVC com rutura térmica, também evitam a condensação e o embaciamento. Para evitar ter de os substituir, pode melhorar o seu isolamento colando uma película de isolamento transparente no interior do vidro: isto pode poupar até 28% nos custos de aquecimento para vidros simples e até 13% se forem vidros duplos.
Os passos para a instalação são os seguintes:
- Limpar bem o vidro.
- Colar a fita de dupla face fornecida com o produto no caixilho da janela, junto ao vidro.
- Retirar o papel de proteção e fixar os bordos da película à fita.
- Aquecer a película com um secador de cabelo até esta aderir ao vidro. Deixe-a assentar durante algumas horas.
- Corte o rebordo da película isolante com um cortador afiado, deixando apenas a parte que adere ao vidro. Retire a fita e a película que ficou colada.
Uma casa bem isolada é uma casa confortável, acolhedora e eficiente. Como verá, há ideias fáceis de implementar e económicas que transformarão a sua casa num lugar onde quer estar. Escolha as melhores soluções de isolamento e aplique-as em todos os espaços da sua casa: torná-la-á mais agradável e bonita e poupará nas suas contas durante os próximos meses.