QUAIS SÃO OS TIPOS DE FECHADURA QUE EXISTEM?

Uma casa segura depende por vezes apenas da escolha da fechadura correta. Tornar o seu imóvel seguro com elementos de serralharia é simples. Desde as mais clássicas às mais tecnológicas, existem propostas para todas as necessidades.

Tipos de fechaduras Tipos de fechaduras

Fechaduras, desde as de latão às digitais

As fechaduras ajudam-nos a manter a segurança ou a privacidade do que consideramos ser o nosso perímetro pessoal, quer se trate do espaço, das pessoas ou dos objectos que nele se encontram. Ao longo da história, as fechaduras evoluíram em busca de maior segurança e conforto.

  1. Fechadura de segurança para portas de vidro

    Sem abandonar a premissa da segurança, as fechaduras em vidro devem ser simples e discretas. Embora existam modelos mais sofisticados, o mais comum e amplamente utilizado é o que aqui se apresenta, em aço cromado, simples, mas eficaz para portas de vidro de correr.

  2. Fechadura elétrica

    As fechaduras elétricas têm um aspeto clássico, mas com um sistema eletromecânico que permite o seu bloqueio ou desbloqueio através de uma corrente elétrica. Podem ser utilizadas à distância e são ideais para portões de coletividades, estabelecimentos comerciais ou escritórios e, porque não, grandes casas onde também proporcionam comodidade. São muito mais seguras do que as fechaduras convencionais e permitem controlar o acesso à vontade. É aconselhável escolher um modelo que inclua o cilindro clássico e a chave para evitar a possibilidade de uma falha de energia.
    A fechadura elétrica standard só abre quando a bobina é ativada pela corrente elétrica. A sua gémea oferece o chamado processo inverso, ou seja, permanece aberta e só fecha quando a bobina é ativada, ideal para lojas e locais abertos ao público. Também podem ser escolhidas de acordo com o tipo de porta em que vão ser instaladas. Existem fechaduras elétricas para portas de vidro, para madeira, nas quais podem ser encastradas ou embutidas, para ferro ou ferro forjado, para portas exteriores, ou concebidas para serem instaladas em alumínio ou PVC.

  3. Fechadura invisível de alta segurança

    Outra área em que o nosso telemóvel se torna uma extensão da nossa mão, desta vez para se tornar a chave de uma fechadura. São estruturas de aço, com um mínimo de 5 milímetros de espessura, com pinos quadrados sólidos, com encriptação inquebrável, alarme incorporado e duas baterias, principal e secundária, para garantir muitos meses de utilização. É invisível do exterior e a sua instalação é tão simples como a de qualquer outra fechadura de sobreposição.
    O que a torna especial é que pode ser controlada com tecnologia Bluetooth através da aplicação correspondente à marca, que permite até dez utilizadores gratuitamente. Se não quiser utilizar o seu telemóvel, pode utilizar o controlo remoto correspondente, onde basta premir um botão. A porta também pode ser aberta recordando as palavras-passe, caso não tenha o telecomando nem o smartphone à mão. E para maior comodidade, tem fecho automático, o que oferece a tranquilidade de saber que a porta permanecerá fechada mesmo que nos esqueçamos de o fazer. Há uma escolha de várias cores e acabamentos, como branco, latão, cromado ou níquel.


Fechaduras: uma segurança humilde que não desilude

Os ferrolhos ou trincos são fechaduras simples que normalmente não têm um sistema de chave. A sua estrutura baseia-se em diferentes tipos de pinos metálicos que são utilizados para trancar portas secundárias, vigias ou janelas, e para fixar ou dar um segundo ponto de firmeza ao fecho de portas principais ou exteriores.

1. Fechaduras clássicas ou rústicas

Feitos em aço, com diferentes formas que nos remetem para outros tempos, continuam a ser muito práticos e úteis para os momentos de intimidade, por exemplo na porta de uma casa de banho. Também para cabanas e portas de jardim, quartos ou móveis e portas rústicas, em que este tipo de barrete tem também uma função decorativa.

2. Parafusos de segurança para barras de aço

São os clássicos ferrolhos duplos de segurança que são fixados à porta com parafusos. Há aquelas que não permitem a abertura da porta sem manipulação, como as que deslizam uma barra de aço, que pode ser retirada do interior premindo um botão. Um modelo muito popular é o que funciona com uma chave no exterior e um botão no interior, mas que incorpora uma corrente que permite abrir a porta alguns centímetros para que a pessoa do outro lado possa ver quem está do outro lado.

3. Parafusos de segurança aparafusados com parafusos


O seu aspeto robusto pode ser confundido com uma fechadura. O seu efeito é muito semelhante; têm um ponto de fecho simples que é acionado com uma alavanca ou um botão, e incorporam um cilindro para uma chave dentada. Esta aciona o deslizamento dos ferrolhos, várias barras de aço que são inseridas nos orifícios da chapa do caixilho da porta. Os ferrolhos garantem a ação antirroubo através do sistema de alavanca.


4. Fechadura anti-bumping

Têm normalmente um design moderno e elegante, mas o mais interessante é a segurança extra que oferecem; são resistentes à ação de um berbequim. Tem um cilindro de pinos flutuantes activos, um ferrolho sobreposto, uma placa anti-perfuração, uma tampa de proteção e um disco rotativo anti-perfuração, que também impede a ação de um pé de cabra, de um picador de fechaduras ou de um “bumping”. O “bumping” ou “ramping” é um método de arrombamento muito eficaz que permite abrir uma porta introduzindo uma chave especial manipulada no cilindro da fechadura, batendo-lhe para deslocar os êmbolos e permitir assim que a chave gire.

5. Fechaduras de janelas


As janelas também podem ser mais seguras com uma fechadura específica para janelas. Estas têm normalmente um tratamento metálico, por exemplo, um revestimento de magnetite, que melhora o seu aspeto e evita a corrosão.



A segurança das pessoas e das coisas que queremos manter a salvo do perigo merece que estudemos as várias possibilidades oferecidas pelo mercado em função das nossas necessidades, dos nossos hábitos e do que é mais fácil de instalar ou manusear.