Verifique o seu sistema de aquecimento

Vista

  • VERIFIQUE O SEU SISTEMA DE AQUECIMENTO EM CASA COM ESTAS DICAS

    Antes da chegada dos dias mais frios, é aconselhável fazer uma revisão dos sistemas de aquecimento da sua casa para os tornar mais práticos e eficientes. Dizemos-lhe como manter os seus radiadores e aquecedores em perfeitas condições para que nunca fique sem aquecimento.

    Aquecimento Aquecimento

    Para que o sistema de aquecimento não gaste um único euro a mais sem perder eficácia, é essencial mantê-lo sempre em perfeitas condições. Para além das verificações obrigatórias efetuadas por técnicos especializados, há uma série de tarefas que pode fazer você mesmo para garantir que os seus aquecedores ou radiadores funcionam como se fossem novos. E chegou a altura perfeita para as fazer, antes que o tempo frio chegue: ponha mãos à obra!


    1. PURGAR OS RADIADORES


    Se tiver uma caldeira com radiadores de água em sua casa, é essencial purgá-los antes de pôr o sistema em funcionamento. O que é a purga de um radiador?, pergunta, consiste em retirar o ar dos circuitos internos para melhorar a sua eficiência energética. É muito simples:

    • Comece sempre pelo radiador mais próximo da caldeira e localize o purgador (uma válvula situada no canto superior esquerdo do aparelho).
    • Com uma mão, coloque um recipiente vazio (como um copo ou um pequeno alguidar) por baixo da torneira enquanto desaperta o parafuso com uma chave de fendas de lâmina plana. Deixe sair o ar.
    • Quando a água começar a sair, feche novamente a torneira. Repita a operação em todos os radiadores, até chegar ao que está mais afastado do aquecedor.


    Como vê, purgar os radiadores é uma tarefa muito simples. Mas se quiser evitar este trabalho, pode substituí-los por modelos automáticos, que garantem o funcionamento perfeito do sistema. Para o fazer, feche o circuito de aquecimento e esvazie-o de água. Retire os sifões antigos, coloque os sifões automáticos e abra novamente o circuito. Quando estiver novamente cheio, o sistema funcionará como no primeiro dia.

    2. AQUECEDORES A GÁS E AQUECEDORES ELÉCTRICOS, O QUE DEVE SER TIDO EM CONTA?


    Para além dos radiadores de água, existem outros sistemas eficientes que aquecem os espaços de forma rápida e económica. Entre as opções mais populares estão os aquecedor a gás, os aquecedores elétricos e os radiadores elétricos. Se forem verificados regularmente e mantidos em bom estado, são uma forma eficaz e confortável de combater o frio nas nossas divisões. Siga estes conselhos para obter os melhores resultados:

    • Aquecedores a gás. Podem ser catalíticos (chama azul) ou herméticos, do tipo chaminé. Funcionam com propano ou butano. Antes de efetuar o controlo, certifique-se de que estão desligados e frios. Limpe-os, juntamente com a luz piloto, com uma escova dura. Também pode utilizar um desengordurante misturado com água, mas certifique-se de que todas as peças estão bem secas antes de acender novamente o fogão.
    Verificar o sistema de aquecimento Verificar o sistema de aquecimento
    • Aquecedores eléctricos. Nesta secção, incluímos os aquecedores que funcionam com resistências elétricas. Para os limpar, uma vez desligados da tomada e frios, o melhor é retirar o pó com um aspirador e um acessório específico, como uma escova. Verifique também o cabo e a ficha, e verifique se a capa de proteção exterior não está danificada e se não há partes queimadas. Se for o caso, devem ser substituídas por outras em bom estado.

    3. MANUTENÇÃO E LIMPEZA DOS AQUECEDORES DE PARAFINA E DE PELLETS


    Os aquecedores a parafina e a pellets (biomassa) são alternativas eficientes para aquecer a casa. As primeiras são adequadas para áreas específicas, enquanto as salamandras a pellets podem aquecer espaços com mais de 100 metros quadrados e podem até ser canalizadas, levando o calor para outras zonas da casa. Dizemos-lhe como fazer a sua manutenção regular:

    • Aquecedores de parafina: Funcionam com um pavio ligado a um depósito de parafina. Quando acendemos o fogão, a resistência elétrica inflama o pavio embebido e gera a chama, difundindo o calor através do queimador. A manutenção destes fogões é muito simples: basta limpá-los com um aspirador e um pano de microfibras húmido. No início da estação, verifique se o pavio acende corretamente; se estiver seco, basta substituí-lo por um novo para voltar a funcionar. Hoje em dia, existem modelos eletrónicos mais práticos que evitam a substituição do pavio e incluem um temporizador e uma programação.


    • Aquecedores a pellets: Este tipo de aquecimento queima este material (derivado de madeira reciclada) para aumentar a temperatura. É muito importante que os aquecedores a pellets estejam limpos se quiser que o seu desempenho seja de 100%. Para o fazer, use luvas e uma máscara e retire o queimador. Utilize um aspirador potente para remover o pó, as cinzas e os resíduos de combustão do queimador e da zona de ignição. Aspire também as grelhas e as paredes do aspirador. Para terminar, limpe os vidros com um produto de limpeza específico.