Perfumes e brumas para cabelo

Vista

  • Hair mist mists, o gesto de perfumar o cabelo (e muito mais)


    As brumas ou sprays capilares trazem novas sensações ao gesto de perfumar: deixam o cabelo macio e brilhante, condicionam a fibra, controlam o frisado e prolongam o aroma do nosso perfume durante horas.

    Perfumes e brumas de cabelo Perfumes e brumas de cabelo

    Perfumar é uma arte. A regra número um, como todos sabemos, é aplicar a fragrância nos pontos de pulsação - nuca, lóbulos, pulsos - para que o próprio calor do corpo amplifique os aromas e faça com que o perfume se expanda e exale os seus compostos voláteis. No entanto, ao longo da história, a criatividade na arte de perfumar deu origem a diferentes fórmulas e texturas que multiplicam as possibilidades deste ritual sensual de aplicação de perfume. Desde perfumes sólidos ou em bálsamo que podem ser aplicados com os dedos, a leques perfumados que libertam rajadas de aroma a cada batida, ou cremes corporais perfumados que permitem jogar ao mix & match sobrepondo e personalizando os aromas, as possibilidades são infinitas.

    Benefícios de uma bruma capilar

     

    As névoas capilares trazem novas sensações ao gesto de perfumar. Voláteis e etéreas, são pulverizadas sobre os cabelos, a uma distância de uma mão, para que o produto se fixe e nos envolva no seu perfume, que se difunde durante horas. Mas não só. Quando aplicadas no cabelo, as fórmulas incluem ingredientes e activos que, para além da fragrância, proporcionam suavidade e brilho, alisam a fibra, controlam o frisado, revitalizam e fortalecem o cabelo e ajudam a desembaraçar a fibra: óleos de argão e de jojoba, provitamina B, antioxidantes, aloé vera e até polímeros de laboratório que criam uma película à volta do cabelo que lhe dá volume e densidade.


    Quanto aos ingredientes desaconselhados, ao escolher uma bruma capilar, é importante certificar-se de que não contém álcool, pois a utilização continuada de um produto capilar com álcool pode secar o cabelo e torná-lo frágil e quebradiço.

    Modos de aplicar

     

    Existem diferentes diretrizes e recomendações de utilização que adaptam o gesto de aplicação da bruma capilar a todas as necessidades. A Jo Malone recomenda a aplicação da bruma nas pontas do cabelo, que é normalmente a parte mais danificada e seca do cabelo. Ingredientes activos como o óleo de argão e a provitamina B nutrem, suavizam e condicionam as pontas com um aroma delicado.


    Outras marcas sugerem que se pulverize uma névoa sobre o cabelo, ou no ar e que se sopre, permitindo que o cabelo fique impregnado com as pequenas partículas de produto e delicadamente envolvido no seu aroma.


    O conselho de Francis Kurkdjian, mestre perfumista, consiste em vaporizar a escova com alguns impulsos de neblina antes de escovar o cabelo. “Este gesto perfuma delicadamente os cabelos e deixa-os macios. Uma experiência olfactiva excecional de bem-estar que prolonga o rasto da sua fragrância a qualquer hora do dia”.


    Algumas fórmulas podem ser aplicadas tanto nos cabelos húmidos como nos cabelos secos. Nos cabelos húmidos, a bruma actua como um condicionador sem enxaguamento: ajuda a desembaraçar e equilibra o pH dos cabelos alterados por água dura, procedimentos químicos (colorações, permanentes...) e tratamentos cosméticos. Quando seco, aumenta a suavidade e a elasticidade do cabelo, evita a quebra, deixa-o maleável e sem frisado e actua mesmo como protetor térmico, protegendo o cabelo dos danos provocados pelos alisadores, secadores e radiação UV do sol.

    Brumas para um cabelo suave, brilhante e... perfumado