A inconfundível Filipa Gomes é a nova embaixadora do El Corte Inglés. Da sua cozinha saem pratos bonitos, saborosos e descomplicados, como este polvo à lagareiro com puré de batata-doce, uma reinterpretação de um clássico português.
Define-se como autora de pratos práticos, frescos, sempre com o sabor em vista, e é a nova embaixadora El Corte Inglés. «É uma honra. A comida tem uma importância na minha vida desde sempre e ir ao El Corte Inglés fazer compras é sempre especial, quer se vá uma vez por dia, por semana ou por mês», assegura. Sobre o tema desta edição, lembra a importância do peixe na alimentação dos portugueses e defende a necessidade de planear as refeições semanalmente, incluindo receitas de peixe e marisco. «Assim não há desculpas para nos esquecermos.» Uma delas é a de polvo à lagareiro com puré de batata-doce, que aqui apresenta. «Gosto da textura cremosa e do toque adocicado que o puré dá ao prato», conta. E mais: permite também rentabilizar o calor do forno para cozinhar a batata, sem precisar de a cozer no fogão
COMO FAZER?
Ligue o forno nos 200ºC. Regue um tabuleiro espaçoso com azeite e coloque por cima o polvo já descongelado, lavado e escorrido. Junte uma cebola com casca, cortada em quatro, alguns grãos de pimenta-preta, uma folha de louro e mais um pouco de azeite. Tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve ao forno durante uma hora e meia. Aproveite que está ligado para cozinhar as batatas. Lave bem, embrulhe em papel de alumínio, com a parte mate para fora, e coloque no forno. Passada uma hora, apalpe as batatas e, se ainda não estiverem moles, deixe assar mais um pouco. Se já estiverem assadas, retire e deixe arrefecer. Depois, descasque e passe a polpa por um esmagador de batata. Coloque numa panela, junte quatro colheres de sopa de manteiga, sal e pimenta a gosto, e nêveda ou manjerona bem picadinhas.
Acrescente também um pouco de leite e misture bem, ao lume (a quantidade de leite varia consoante a textura de que mais se gosta, por isso, o melhor é ir colocando aos poucos e me- xendo). Entretanto, fatie os dentes de alho, coloque dentro de um tachinho, junte o azeite e deixe fer- vilhar em lume médio. Assim que alourar, desligue o lume. Com o polvo cozido, corte os tentáculos, coloque novamente no tabuleiro, já sem o caldo e os temperos, e leve ao forno com o grill ligado e a temperatura nos 250ºC, para ganhar cor. Sirva com o puré de batata-doce, e regado com azeite e alho. Pode acompanhar com pão saloio ou broa.
INGREDIENTES: | |
---|---|
1 polvo descongelado (2 kg) 1 fio de azeite 1 cebola 2 folhas louro 4 batatas-doces de polpa amarela 4 colheres de sopa de manteiga | Leite q.b. Sal q.b. Pimenta q.b. Nêveda ou manjerona (frescas) q.b. 1 dl de azeite 5 dentes de alho Pão saloio ou broa (opcional) |
NOTA: A nêveda é uma erva aromática que cresce selvagem nos campos em redor da casa dos meus pais, numa zona rural. Também se chama de erva da azeitona por ser usada para temperar as azeitonas. Tem um sabor fresco e fica perfeita com a batata-doce.
Fala agora…