Conselhos para preparar o churrasco perfeito

Conselhos para preparar o churrasco perfeito

Conselhos para preparar o churrasco perfeito Conselhos para preparar o churrasco perfeito

Há muitos anos que adoro preparar assados de carne e receitas de grelhados, grelhados e churrasco. Tendo vivido por alguns anos na América do Sul, onde os churrascos são uma tradição e são organizados praticamente todos os feriados, tenho muitas dicas e recomendações para anotar, a fim de tornar suas reuniões em torno das brasas um sucesso.

Conselhos para preparar o churrasco perfeito

Ao preparar um churrasco, há muitos fatores a considerar que farão com que tudo corra bem. Eu recomendo que leia e reveja tudo abaixo toda vez que for organizar um churrasco, para que não se esqueça de nenhum detalhe.

Quais carnes devem ser compradas e quais são as quantidades mais recomendadas?

Para churrascos com a família e amigos, é aconselhável comprar uma variedade de produtos, como chouriços crioulos e tiras de bacon para começar, e depois costeletas de borrego, costeletas de vitela, tiras de churrasco, porco ibérico ou produtos similares.

Em relação à quantidade necessária, é aconselhável calcular bem para que não haja nem muita nem pouca carne. Um total de aproximadamente 400 gramas pode ser calculado para os homens, 300 para as mulheres e 200 para as crianças. O peso total deve ser dividido entre entradas e pratos principais.

Antes de começar o churrasco (e depois)

O churrasco deve ser aceso com antecedência para que, ao cozinhar, as brasas não sejam vermelhas, mas esbranquiçadas. Isso torna mais fácil para a carne cozinhar até a temperatura ideal e não queimar muito rapidamente e permanecer crua por dentro. Para acender o churrasco, é preferível usar pinhas, galhos ou material orgânico do que usar comprimidos ou gasolina, que poderiam transmitir seu sabor ao que é cozinhado. É melhor começar com um pouco de lenha ou carvão e, quando já estiver aceso, adicionar o resto. Quando terminar de grelhar, não deixe as brasas desacompanhadas devido ao perigo de incêndio e é aconselhável verificar se foram devidamente extintas. A limpeza das grelhas de churrasco é importante para que, da próxima vez, a nossa carne esteja bem sem ter "memórias" do churrasco anterior.

Como fazer churrasco. Técnicas:

Não coloque a carne muito perto do fogo. É preferível assar mais tempo, mas mais longe do calor, para que cozinhe lentamente e esteja bem cozinhado por dentro. Se as chamas saírem, devem ser extintas com um vaporizador ou spray, para evitar que estraguem excessivamente as carnes.Antes de grelhar a carne, é aconselhável deixá-la à temperatura ambiente durante pelo menos 45 minutos. É preferível temperar a carne com sal quando já está cozinhada, por isso, deve trazer um frasco com esta especiaria para polvilhar os pedaços quando saírem da grelha. Se você estiver a assar um pedaço grande, não o corte até que alguns minutos depois de grelhar para permitir que seus sucos assentem.

Ordem do assado dos diferentes tipos de carne

A primeira coisa é grelhar os salsichas pancettas, pois são as peças que costumam pingar gordura e inflamar as chamas. O resto das peças pode ser mantido perto do lume ou num canto das grelhas para que seja cozido muito lentamente enquanto os comensais desfrutam dos primeiros ingredientes.

Uma vez servidos os aperitivos, é aconselhável começar pelos pedaços que demoram mais tempo a cozinhar, para evitar paragens no assado. Normalmente é aconselhável grelhar as entremeadas de churrasco, os pedaços de secreto ou similares entre os quais, como cozinham rapidamente, darão uma margem de tempo enquanto são consumidos para que as carnes que demoram mais tempo estejam certas.

Marinadas para churrasco

Marinadas podem ser preparadas para carne, especialmente para asas de frango e costeletas, para que mais tarde, quando grelhadas na brasa, tenham um sabor especial. Durante a torrificação, pode pincelar os pedaços com o molho com a ajuda de um pincel de silicone para intensificar seu sabor.

Quando se trata de ideias de marinada, as melhores combinações de marinada são marinadas clássicas de colorau, molho barbecue, mostarda e mel, ou misturas dos ingredientes certos. Tenha em mente que mergulhar a carne na marinada por duas 2-3 horas é suficiente para que a carne ganhe sabor do lado de fora.

Molhos e acompanhamentos para o churrasco

Para acompanhar a carne grelhada, é aconselhável lembrar de trazer diferentes molhos como ketchup, mostarda, molho barbecue e, acima de tudo, chimichurri, o rei dos molhos para assados de carne. Ver mais sugestões.

Saladas e acompanhamentos, porque não vamos comer apenas carne

É muito importante preparar diferentes saladas de tomates e folhas frescas, bem como acompanhamentos para poder comer outros alimentos além da carne. Pode aproveitar as brasas para assar pimentos, batatas, tomates e outros legumes que ficam com um delicioso sabor grelhado.

Bebidas e precauções para insolação, queimaduras

Beber é uma parte fundamental da organização de um churrasco. Não se esqueça de levar muita água, sumos e refrigerantes, além de vinhocerveja e outras bebidas. É importante ter em mente o responsável pela churrasqueira que será submetido a um calor mais intenso e vale a pena lembrá-lo de beber com frequência para evitar insolação ou desidratação.

Também é de esperar que o calor possa causar insolação, pelo que é aconselhável trazer chapéus, chapéu-sol e cremes protetores, bem como um pequeno kit de primeiros socorros em caso de queimadura ou corte.

A recolha final e a utilização do que sobra

Por mais que se calcule, sempre sobra carne quando se organiza um churrasco. Se assar de acordo com a necessidade e pedidos, sobrará carne crua que poderá ser usada de forma normal nas nossas casas ou num próximo churrasco. Se sobrar carne cozinhada, ela pode ser "reutilizável" retirando os ossos e cortando-a para fazer empanadas, croquetes ou molhos para massa.

Ao recolher tudo, é importante não deixar nenhum resíduo ou sinal da nossa passagem, por isso lembre-se de levar sacos de lixo suficientes para resíduos orgânicos, embalagens e outros objetos.

Espero que com todas estas ideias o seu próximo churrasco seja um sucesso e que se lembre dele durante muito tempo como um dia de diversão à volta das brasas em boa companhia.

Francisco Becerro Torres (Pakus)

Blogger gastronómico em Lazy Blog y Directo al Paladar

E lembre-se que pode usufruir de todas as vantagens oferecidas pelo supermercado online El Corte Inglés. Encontre todos os ingredientes que precisa na sua grande seleção de produtos e marcas.


Fala agora…