COMIDA HÚMIDA PARA GATOS: PORQUE DEVE INCLUÍ-LA NA DIETA FELINA
Se só alimentou o seu gato com ração seca, pode estar a perguntar-se se eles também precisam de comida húmida. Aqui está a resposta.
Importante: consulte sempre o seu veterinário para saber qual é o produto mais adequado para o seu animal de estimação
Alimentar gatos é fundamental para a sua saúde e bem-estar e, embora a comida seca seja uma escolha comum, não deve ser a única fonte de nutrição. Incluir alimentos húmidos na sua dieta é essencial para garantir uma hidratação adequada, uma vez que os gatos, por natureza, tendem a beber pouca água. Ao contrário dos alimentos secos, que contêm muito pouca humidade, os alimentos húmidos fornecem uma grande quantidade de água em cada mordida, o que ajuda a manter os gatos hidratados e a prevenir problemas como infeções do trato urinário ou pedras nos rins, que são comuns nesta espécie.
Além da hidratação, a comida húmida costuma ser mais saborosa para os gatos, o que pode estimular o apetite, principalmente naqueles que são mais exigentes ou que têm algum tipo de problema de saúde que afete sua alimentação. A textura e o sabor dos alimentos húmidos também imitam mais de perto o que seria a dieta natural de um felino, que na natureza consumiria presas com alto teor de água. Isso torna a comida húmida uma opção mais palatável e nutritiva, fornecendo proteínas de alta qualidade e gorduras essenciais que ajudam a manter a pelagem brilhante e a energia do gato.
01.
Melhor hidratação geral
Muitos gatos não gostam de água parada. Na natureza, os gatos tendem a evitar água parada porque muitas vezes é um terreno fértil para bactérias e insetos. Como resultado, eles podem não gostar de beber de uma tigela ou tigela de gato.
A maioria dos felinos prefere água fresca e móvel de um bebedouro ou torneira em vez de um prato. Os gatos também podem sentir-se vulneráveis quando bebem, e não é algo que façam de forma eficiente.
A água é essencial para as reações químicas do corpo, regulação da temperatura e saúde e mobilidade das articulações. Representa cerca de 60% do corpo do seu gato, por isso é vital manter uma hidratação adequada através da ingestão adequada de água.
Como fazer com que os gatos bebam mais água? Fornecer muita água fresca ou até mesmo comprar uma fonte de água para gatos pode ajudar. Outra maneira de aumentar a ingestão de água é dando-lhes comida húmida. Embora não possa substituir totalmente a água, ajuda a melhorar a hidratação geral.
02.
Promove um índice de massa corporal correto
Os alimentos húmidos têm um elevado teor proteico, o que promove músculos fortes. Também ajuda a manter a massa muscular durante a idade adulta e velhice.
O peso corporal total de um gato é composto por massa corporal magra (MCM) e massa gorda. Músculos, ligamentos, ossos, órgãos e outros elementos são considerados massa corporal magra. Órgãos e músculos são a principal fonte de atividade metabólica e contribuem para muitas funções vitais, como imunidade, mobilidade e muito mais.
À medida que os gatos envelhecem, perdem MCM naturalmente. Alimentar os gatos com alimentos húmidos ricos em proteínas pode ajudá-los a manter a MCM à medida que envelhecem.
03.
Traz mais variedade à sua dieta e é mais fácil de digerir
Assim como muitas pessoas não gostam de comer a mesma coisa todos os dias, os gatos também podem ficar entediados com sua comida. Alguns gatos não só gostam de variedade, como também a desejam. Alimentá-los apenas com alimentos secos nem sempre satisfaz esse desejo.
Ao incluir mais alimentos húmidos na dieta do seu gato, pode satisfazer o seu desejo de novos e excitantes sabores e texturas. Como as latas de ração húmidas são pequenas, é fácil comprar uma variedade para ver o que seu gato gosta.
Com tantos sabores e texturas para escolher, cada refeição será uma deliciosa aventura para o seu gato. Se você é atraído pelo sabor de frutos do mar, ou prefere um patê de frango mais tradicional, a comida húmida satisfará seu desejo de variedade.
Os alimentos húmidos são altamente digeríveis. Além disso, contém os mesmos nutrientes essenciais que os alimentos secos, incluindo vitaminas e minerais, tais como:
Fala agora…