1 polvo descongelado (2 kg)
1 fio de azeite
1 cebola
2 folhas louro
4 batatas-doces de polpa amarela
4 colheres de sopa manteiga
Leite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Nêveda ou manjerona (frescas) q.b.
1 dl de azeite
5 dentes de alho
Pão saloio ou broa (opcional)
Ligue o forno nos 200ºC. Regue um tabuleiro espaçoso com azeite e coloque por cima o polvo já descongelado, lavado e escorrido.
Junte uma cebola com casca, cortada em quatro, alguns grãos de pimenta-preta, uma folha de louro e mais um pouco de azeite.
Tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve ao forno durante uma hora e meia. Aproveite que está ligado para cozinhar as batatas.
Lave bem, embrulhe em papel de alumínio, com a parte mate para fora, e coloque no forno.
Passada uma hora, apalpe as batatas e, se ainda não estiverem moles, deixe assar mais um pouco. Se já estiverem assadas, retire e deixe arrefecer. Depois, descasque e passe a polpa por um esmagador de batata.
Coloque numa panela, junte quatro colheres de sopa de manteiga, sal e pimenta a gosto, e nêveda ou manjerona bem picadinhas.
Acrescente também um pouco de leite e misture bem, ao lume (a quantidade de leite varia consoante a textura de que mais se gosta, por isso, o melhor é ir colocando aos poucos e mexendo.
Entretanto, fatie os dentes de alho, coloque dentro de um tachinho, junte o azeite e deixe fervilhar em lume médio. Assim que alourar, desligue o lume.
Com o polvo cozido, corte os tentáculos, coloque novamente no tabuleiro, já sem o caldo e os temperos, e leve ao forno com o grill ligado e a temperatura nos 250ºC, para ganhar cor.
Sirva com o puré de batata-doce, e regado com azeite e alho. Pode acompanhar com pão saloio ou broa.
Fala agora…