2,5 kg batatas médias
2 couves portuguesas
4 ovos tamanho L
12 dentes de alho
3 cebolas médias
8 postas grandes de bacalhau
Pimentão doce em pó q.b.
Azeite q.b.
Vinagre q.b.
Folhas de louro q.b.
Grãos de pimenta preta q.b.
Conhaque ou aguardente q.b.
Demolhe previamente as postas de bacalhau, trocando as águas até atingir o ponto de sal desejado. Prepare o bacalhau de forma a obter apenas os lombos e reserve as espinhas e as abas para o caldo.
Numa panela, junte-as a três litros de água, folhas de louro a gosto, quatro dentes de alho, pimenta-preta em grão e um fio de azeite. Desligue o lume assim que levantar fervura, tape a panela cerca de 15 minutos e coe de forma a obter apenas o caldo.
Descasque as batatas e prepare as couves portuguesas, lavando-as muito bem e retirando o talo mais rijo. Numa panela, coloque as batatas a cozer no caldo de bacalhau (reserve um pouco de caldo para cozer os ovos).
Adicione as couves para cozerem juntamente com as batatas, oito minutos antes das mesmas terminarem a sua cozedura. Coza os ovos no caldo do bacalhau durante 12 minutos, descasque-os e corte-os ao meio para servir.
Num tabuleiro de forno, disponha as postas de bacalhau bem regadas com azeite, folhas de louro, quatro dentes de alho esmagados com casca e um pouco de vinagre. Leve ao forno pré-aquecido a 165°C durante sete minutos. Retire do forno e tape o tabuleiro com papel de alumínio durante dez minutos.
Após esse tempo, está pronto a servir. Para o molho de azeite fervido, descasque as cebolas e corte-as em meias-luas, com cerca de cinco milímetros. .
Descasque e pique os restantes quatro dentes de alho.
Num tacho, coloque um fio de azeite, a cebola, duas folhas de louro e deixe alourar. Depois, coloque o alho e deixe refogar mais um pouco.
Refresque com um pouco de conhaque ou aguardente e deixe o álcool evaporar em lume brando. Junte uma boa porção de azeite, vinagre de vinho branco a gosto, o pimentão doce em pó e mexa bem.
Quando o azeite começar a ferver, retire do lume e reserve para servir sobre o bacalhau, as batatas e as couves.
Fala agora…