350 g de farinha T55 sem fermento
50 g de manteiga
150 ml leite
7 g de fermento de padeiro seco em pó
50 g de açúcar
1 ovo
4 g de sal
150 g de doce de chila
100 g de amêndoa moída
Q.b de açúcar em pó para polvilhar
Fios de ovos e amêndoas para decorar
Coloque a farinha num recipiente amplo. Adicione a manteiga cortada em cubos, o leite morno, o fermento seco, o açúcar e o ovo.
Envolva com a ajuda de uma colher. Incorpore o sal e trabalhe a massa, com as mãos ou com a batedeira, usando o gancho de amassar, até obter uma massa lisa e elástica.
Forme uma bola com a massa, coloque-a numa taça ligeiramente untada com óleo.
Cubra com um pano e deixe levedar, num local cálido, até que duplique o seu volume. Pode colocar dentro do forno a 30 ou 35ºC.
Quando a massa tiver duplicado o seu volume inicial, estique-a com a ajuda do rolo da massa, de forma a obter um retângulo. Se necessário, polvilhe ligeiramente com farinha.
Misture, numa taça, o doce de chila com a amêndoa e barre a massa. Enrole, apertando bem, de forma a obter um cilindro compacto.
Corte em 7 porções com o mesmo tamanho e deposite os rolinhos, com a superfície de corte virada para cima, numa forma de 24 cm previamente forrada com papel vegetal e untada com manteiga.
Cubra com um pano e deixe repousar por mais meia hora. Entretanto, ligue o forno nos 180ºC. Leve ao forno durante cerca de 25 minutos.
Deixe amornar antes de desenformar. Polvilhe com açúcar em pó e decore com fios de ovos e amêndoas da Páscoa.
Fala agora…