50 g de manteiga sem sal
240 ml água
1/4 colher de chá de sal
120 g farinha de trigo
4 ovos grandes
Para Recheio de Salmão:
225 g de queijo creme
243 g de natas frias
1/2 colher de sal
227 g de salmão fumado
3 a 4 colheres de sopa coentros
1/4 colher de chá de paprica fumada
Comece por preparar primeiro os folhados, que levam cerca de uma hora para fazer e assar. Pré-aqueça o forno a 250ºC e forre uma assadeira.
Coloque a manteiga numa panela de tamanho médio e derreta-a em fogo médio.
Adicione a água e o sal à manteiga derretida e deixe a mistura ferver. Adicione a farinha de uma só vez e bata por cerca de 20 segundos, até formar uma bola de massa. Passe para uma espátula e continue a misturar e a pressionar a massa por cerca de 30 segundos.
Deixe a massa arrefecer por cerca de 20 minutos, até que esteja morna ao toque. Comece por adicionar os ovos, um de cada vez, misturando bem após cada adição; faça isso com um batedor ou um mixer de mão.
Transfira a massa para um saco de pastelaria grande com bico estrela. Coloque montinhos de tamanho médio na assadeira preparada, espaçando-os.
Asse os folhados no forno pré-aquecido por 10 minutos e depois reduza o fogo para 190ºC e continue a assar por mais 35 a 40 minutos, até que os folhados fiquem com uma cor dourada. Não abra a porta do forno em nenhum momento durante o processo de cozimento, caso contrário, os pastéis cairão.
Retire os folhados do forno e deixe-os arrefecer completamente. Depois de arrefecidos, use uma faca serrilhada para cortar os folhados ao meio, mas não completamente.
De seguida, prepare o recheio cremoso de salmão. Deixe o cream cheese amolecer em temperatura ambiente e bata por alguns minutos até ficar cremoso e macio, para evitar que o queijo cole no recheio.
Adicione as natas e o sal e bata em picos firmes. A combinação de cream cheese e natas deixa o recheio ainda mais fofo e leve.
Pique o salmão fumado em pedaços pequenos e tempere com coentros frescos e páprica fumada. Transfira para um saco de pastelaria e recheie os folhados!
Bom apetite!
Fala agora…