Molho Bechamel:
100 g de manteiga
100 g de farinha de trigo sem fermento
Sal qb
Pimenta qb
Noz moscada qb
1 L de leite
Preparado de Bacalhau:
qb de azeite
2 cebolas
2 alhos franceses
5 dentes de alho
2 folhas de louro
800 g de bacalhau dessalgado e desfiado
1 frasco de azeitonas galegas descaroçadas (lusa mente)
250 g de broa
qb de leite para demolhar a broa (150ml)
Crumble:
1 mão cheia de coentros
⅓ chouriço de carne
75 g de queijo S.Miguel
150 g de manteiga com sal (fria)
300 g de farinha de trigo
Pimenta qb
qb de água (se necessário)
Molho Bechamel:
Colocar a manteiga num tacho, deixar que derreta, acrescentar a farinha e mexer bem.
Cozinhar uns minutinhos e acrescentar depois o leite, em 3 adições, mexendo vigorosamente com uma vara de arames para não ganhar grumos.
Acrescentar o sal, a pimenta e a noz-moscada, tudo a gosto.
Deixar cozinhar num lume médio até ficar mais espesso.
Cobrir com película aderente a tocar na superfície do molho, de modo a não criar crosta, e reservar.
Preparado de bacalhau:
Cortar 2 cebolas e 2 alhos franceses (sem a parte verde) em meias luas. Refogar numa panela espaçosa com um fio bem generoso de azeite e 2 folhas de louro. A meio acrescentar os alhos picados e continuar a refogar.
Acrescentar 800g de bacalhau curado, dessalgado e desfiado (pode usar congelado, só tem de descongelar primeiro e apertar para escorrer bem). Picar 1 frasco de azeitonas descaroçadas bem escorridas e acrescentar.
Migar a broa, regar com ½ chávena de leite quente, deixar que absorva e acrescentar depois ao bacalhau. Envolver tudo, ainda sobre o lume.
Se a panela tiver água no fundo, deixar cozinhar mais um pouco para enxugar. Retirar a folha de louro, acrescentar o bechamel, envolver bem e provar para ver se é necessário colocar sal. Deitar num tabuleiro espaçoso (capacidade de 2,5lt) e reservar.
Crumble:
No processador de alimentos juntar os coentros, o chouriço e o queijo da ilha em pedaços. Processar até que tudo esteja muito bem picado.
Acrescentar a farinha e a manteiga fria cortada em pedaços e voltar a processar, parando e passando a colher pelos cantos e pelas laterais, para que todos os ingredientes se envolvam.
Apertar a massa com a mão e, se ainda não aglomerar, juntar 1 a 2 colheradas de água, enquanto vai pulsando até ver que começa a aglomerar.
Distribuir sobre o tabuleiro, esfarelando grosseiramente. Levar ao forno a 200º por 20 minutos ou até o crumble ganhar um tom dourado.
Deixar arrefecer 10 minutos antes de levar à mesa. Servir com uma salada de mix de folhas verdes, nozes, passas, romã, azeite, vinagre e sal.
Fala agora…