Para que nada falte à sua principal divisão de descanso e relaxamento, eis um guia de decoração completo que o ajudará a criar, de raiz, o quarto com que sempre sonhou.


Numa análise mais atenta, cada casa, apartamento (por mais pequeno que seja) tem sempre um espaço dedicado ao descanso. Este facto indica a importância vital de um quarto na vida de uma pessoa. Além disso, o quarto é a divisão onde se passa a maior parte do tempo durante o dia. De facto, se uma pessoa dorme em média 8 horas, ao fim de um ano inteiro terá passado 2.920 horas neste quarto. O número é chocante, não é?
Tendo em conta este número de horas, o que é evidente é que é preciso cuidar do design de um quarto, porque é ele que vai garantir que, após um longo dia de trabalho, este quarto fornece calor, consegue aconchegá-lo e ajudá-lo a descansar ao máximo. Em suma, o objetivo é fazer com que queira passar tempo neste espaço, para que este se torne uma espécie de refúgio pessoal ao fim do dia. Este objetivo ao remodelar o quarto pode ser alcançado com o seguinte guia de decoração do seu quarto, que abrange desde os primeiros e mais essenciais passos (mobiliário e disposição) até aos últimos retoques (aqueles acessórios e complementos, como a roupa de cama e os têxteis, que irão aumentar o conforto).
Antes de mais, porém, deve saber que nem todas as divisões são adequadas para criar um quarto. Se puder escolher, opte por um quarto que cumpra o princípio do círculo perfeito. O que é isto? Para que um quarto seja confortável de acordo com esta teoria, deve ser capaz de criar um círculo de, pelo menos, 250 centímetros de diâmetro. Isto permite-lhe colocar uma cama normal de 135 ou 150 cm e ainda ter espaço suficiente para se movimentar no quarto.
1. Seleção e Disposição de Móveis Essenciais para a Remodelação do Quarto
Esta primeira etapa de remodelar o quarto tem a ver com a disposição dos elementos do mesmo. A chave é planear uma disposição que aproveite ao máximo os metros quadrados e que os aproveite ao máximo. Para isso, é preciso pensar onde colocar a cama. Se o quarto for pequeno, o ideal é fixar a cama a uma parede, para que o quarto fique desimpedido, dê a sensação visual de ser maior e, em última análise, favoreça a circulação ou a possibilidade de se movimentar bem. Isso será fundamental na decoração do seu quarto!
Mas o que é a parede perfeita? Para além dos preceitos do feng shui, é preciso guiar-se pela janela. Instale a sua cama numa parede paralela a ela, ou numa parede virada para a janela, para que possa ver o exterior ou de onde vem a luz natural. Ver a janela fará com que perceba o quarto como maior!
Mas e se o quarto tiver um tamanho generoso? Nesse caso, a melhor disposição é a clássica: uma cama no centro do quarto, acompanhada por uma cabeceira e duas mesas de cabeceira de cada lado. Com este formato, conseguirá uma grande sensação de amplitude espacial (uma vez que não terá paredes por perto), mas tenha em conta que, de cada lado da cama, deve haver pelo menos 60 centímetros de espaço para que possa aceder a ela sem complicações ou problemas.
2. Acrescente a iluminação necessária
Como em qualquer parte da casa, um quarto bem iluminado é mais acolhedor e transmite maior harmonia e bem-estar. Tendo isto em conta, a iluminação que um quarto deve ter deve ser muito semelhante à da sala de estar e jantar. Ou seja, deve pensar-se primeiro na iluminação geral ou indireta (aquela que vai iluminar toda a divisão com um simples toque no interruptor). E depois, na iluminação focal ou direta (aquela que fornece uma luz muito específica para quando se está a ler ou a ver séries no sofá mas, neste caso, na cama).
No que respeita à iluminação geral, o importante é que haja luz nos quatro cantos do quarto para minimizar as sombras e maximizar o conforto. Por isso, opte por colocar um candeeiro de teto no centro do quarto (ou seja, no centro do círculo perfeito de que falámos anteriormente).
Desta forma, o candeeiro de teto fornecerá a luz perfeita enquanto se veste, utiliza o roupeiro ou realiza qualquer outra atividade diária. E para ações mais específicas, especialmente durante o tempo de relaxamento antes de dormir, um candeeiro de mesa na mesinha de cabeceira (com uma luz LED quente, nunca fria) criará uma atmosfera que, como verá, até o ajudará a dormir melhor.
3. DEDICAR UM CANTO À ARRUMAÇÃO
Mais uma vez, o tamanho do quarto é um fator determinante. Se não tiver um closet, a forma mais viável de guardar todos os objectos essenciais no quarto é um roupeiro. Este pode ser colocado em qualquer parte do quarto, desde que cumpra a seguinte regra: a distância mínima recomendada para abrir as portas do roupeiro é de 1 metro. Se não tiver esse espaço, e as portas do roupeiro colidirem com as mesas de cabeceira ou, ainda mais desconfortável, com a cama, utilize roupeiros com portas de correr, como os que recomendamos aqui. Nesta segunda opção, tenha em atenção que deve também deixar um espaço de passagem livre de 60 a 80 cm, para que possa utilizar o roupeiro sem problemas!
Ao decorar o seu quarto, a nossa recomendação é que pense no interior do roupeiro do seu quarto como se fosse um mini camarim. Já falámos várias vezes da importância da ordem (o fator que proporciona maior conforto e bem-estar) e, para o conseguir, pode optar por todo o tipo de caixas e tabuleiros organizadores que podem funcionar como gavetas ou sapateiras. Também é possível utilizar cabides específicos (para pendurar, por exemplo, três pares de calças num único cabide), capas de roupa que permitem cuidar da roupa, organizando-a o mais possível. Ou ainda cabides (uma versão do clássico bengaleiro) que podem ser pendurados no interior da porta do roupeiro.
4. SELECCIONAR A MELHOR ROUPA DE CAMA E OS MELHORES TÊXTEIS
À primeira vista, pode parecer que a roupa de cama é meramente decorativa, mas é exatamente o contrário. Uma vez que os têxteis entram em contacto com a sua pele enquanto dorme, são eles que lhe proporcionarão o maior conforto, razão pela qual deve dedicar algum tempo a fazer a escolha certa. Antes de mais, meça o seu colchão. Parece óbvio, mas quantas vezes já compramos roupa de cama que, quando a vestimos, é demasiado curta ou fica demasiado pendurada e roça no chão? Tire as suas medidas corretamente e, depois disso, pense no material dos tecidos.
Para decorar o seu quarto, pode optar por capas de edredão, edredões, colchas e lençóis de seda, que são tão suaves e frescos como a roupa de cama de linho. Encontrará também têxteis em algodão, que é o material mais utilizado porque transpira perfeitamente. Como explicámos no nosso editorial dedicado à roupa de cama para o quarto: ao vestir a cama, lembre-se de que quanto maior for a percentagem de algodão, mais respirável será a sua roupa de cama.
Por fim, escolha o enchimento das capas de edredão, que deve ser de plumas (como os modelos que propomos aqui e aqui) para que tenha peso e caimento e, por isso, o enchimento proporcione maior conforto. E a composição das almofadas na cama? Utilize um conjunto de duas ou três almofadas que combinem desenhos lisos e estampados, conforme preferir, mas colocando-as sempre num "efeito escalonado". Ao fundo da cama, pode ainda acrescentar uma manta xadrez ou decorativa como pormenor decorativo final!
5. NÃO ESQUECER OS TAPETES
Uma vez instalado o mobiliário essencial no quarto, e de forma otimizada, é altura de começar a acrescentar os detalhes que tornarão esta divisão ainda mais acolhedora. É exatamente isso que se conseguirá com os tapetes, uma vez que são bons isolantes térmicos (mantêm os pés longe do frio) e protegem o chão das pisadas diárias. Para além de serem um ótimo produto decorativo, claro. Naturalmente, o tamanho do tapete deve ser proporcional ao tamanho da divisão.
Se o quarto for pequeno, opte por um modelo mini aos pés da cama, para que transmita calor quando colocar os pés no chão. E se o quarto for grande, o tapete ideal deve ter um tamanho considerável, mas sem cobrir todo o chão. Os nossos especialistas dizem que o tapete deve ter mais de 90 centímetros de largura. Para um bom efeito visual, deve estender-se desde as mesas de cabeceira até à extremidade da cama (sobre as pernas, de 125 a cerca de 175 centímetros).
Ao mesmo tempo, muitos designers aconselham a optar sempre por designs neutros e cores suaves, especialmente para que o tapete não crie demasiado ruído visual e não sobrecarregue o quarto. Mas também para dar mais luz a um pavimento escuro. E se o chão for de cor clara, os desenhos de tapetes com formas geométricas ou feitos de fibras vegetais criarão harmonia e equilíbrio no quarto.
6. DAR O TOQUE FINAL À DECORAÇÃO DO SEU QUARTO
Se ainda houver um canto livre no quarto, porque não criar uma pequena zona onde possa descontrair? Faça-o, se possível, junto à janela e com uma poltrona que lhe permita ler ou folhear uma revista quando tiver tempo ao fim de semana (acompanhando a poltrona, por exemplo, com um candeeiro de pé, se for mais um leitor noturno). Outra opção para aproveitar ao máximo este espaço livre? Colocar nele uma cómoda, perfeita para guardar jóias, pequenos objectos preciosos ou, porque não, roupa interior. Além disso, a parte superior da cómoda pode conter tudo, desde candeeiros decorativos a velas, deixando as mesas de cabeceira muito mais claras.
Para os cortinados, um elemento que o ajudará a regular a luz no quarto e a dar-lhe uma sensação de espaço, opte por um tom interessante que combine com uma cortina o mais transparente possível (para filtrar a luz natural). E por último, mas não menos importante, preste atenção à decoração das paredes.
Como recomendação, pode escolher um quadro que partilhe as mesmas cores que o resto do mobiliário e instalá-lo por cima da cabeceira da cama. Ou colocar dois quadros pequenos em cada mesa de cabeceira para combinar com a roupa de cama. Em suma, há tantas opções como possibilidades quando se trata de decorar o seu quarto!
7. BANQUETAS PARA UMA DECORAÇÃO DE QUARTO MODERNO
Para completar o seu quarto pode sempre comprar umas banquetas que dão um excelente toque de decoração e de utilidade.
Podem colocá-los no pês da cama ou junto à janela
Podemos ter banqueta com várias funções:
- Em coordenação com a cabeceira.
- Com arrumação em conjugação com a colcha e com as almofadas decorativas.
- De mesinha de apoio.
Não adie mais! Comece já a remodelar o seu quarto e desfrute de um ambiente que reflete o seu estilo e proporciona o máximo de conforto.