Guia Compra Portáteis
Encontre o computador perfeito




Portáteis Convencionais
É o tipo de portátil que todos temos em mente, com duas partes bem diferentes: tela e área do teclado. Ambos permanecem fisicamente unidos. Com a escolha certa de processador, memória e placa gráfica, este tipo de equipamento não tem nada a perder em comparação com um computador desktop.


Portáteis Convertíveis 2 em 1
Conhecidos atualmente como o equipamento mais procurado, este tipo de portáteis junta no no mesmo aparelho ecrâ sensível ao toque que nos permite utilizar o portátil como um tablet, e um teclado com trackpad caso queiramos utilizá-lo como um portátil mais convencional. Podemos também encontrar alguns modelos em que estas duas partes podem ser separadas. São a melhor opção em termos de mobilidade.


Portáteis Ultra Ligeiros
Conhecidos como a evolução de um portátil convencional para algo muito mais leve e fino. Aqui a prioridade é conseguir um design que seja muito confortável de transportar, por isso pesam cerca de 1-1,5 kg. Poderíamos dizer que este tipo de portáteis dominam a gama alta das principais marcas.


Portáteis Gaming
A prioridade é ter um equipamento com potência suficiente para jogar e, ao mesmo tempo, ainda ser possível transportá-lo, mas eles não costumam ser leves ou finos. O seu design é bastante característico, típico da categoria gamer, com teclados dedicados, telas maiores e maior poder gráfico.


Design
Com a quantidade enorme de marcas e modelos no mercado, era normal as marcas começarem a "brincar" com a diferenciação no design dos equipamentos: cores, formatos e materiais que podem impactar no preço final. Desde equipamentos com tamanho mínimo, como ultrabooks, até máquinas com grande potência e dimensões, como notebooks para jogos. Temos que pensar cuidadosamente sobre o que precisamos.


Resolução
O tamanho do ecrã deve estar de acordo com a sua resolução. Quanto mais resolução tiver, mais podemos ver os elementos com uma maior qualidade. Também é verdade que quanto maior a resolução, mais poder gráfico será necessário. É sempre uma questão de encontrar o equilíbrio ideal. Podemos apostar na resolução Full HD em laptops com pelo menos 15 polegadas.


Ecrâ Tátil
A Microsoft decidiu que o Windows 11 seria um sistema operacional totalmente baseado em toque, algo que também pode ser aproveitado com o Chrome OS. Portáteis com ecrâs sensíveis ao toque permitem uma utilização e navegação mais fluidos. Além, claro, da vantagem de poder utilizá-los como um tablet.


Sistemas de segurança
O nosso computador está repleto de informações valiosas, tanto pessoais como profissionais, pelo que os métodos de autenticação biométrica são características a ter em conta. Consideraremos webcams compatíveis com Windows Hello, que usa reconhecimento facial como senha. Uma alternativa interessante é o sensor de impressão digital.
O sistema operacional é a interface do computador. Existem basicamente três sistemas operacionais para escolher: Windows da Microsoft, Mac OS da Apple e ChromeOS do Google. Deve-se ter em consideração os programas e aplicativos que serão utilizados, certificando-se de que sejam compatíveis com eles.


O processador é o cérebro do equipamento: ele controla tudo o que o seu computador faz. Tem um grande impacto na forma como os outros componentes funcionam, como o armazenamento, os gráficos e as aplicações. Resumindo, é o que dita o desempenho correto de todos os componentes do portátil. Deve haver um equilíbrio entre processadores e componentes, como a capacidade da memória ou placa gráfica, para um desempenho ideal. As opções ficam reduzidas a três: Intel, AMD e Apple. Os principais processadores são:
INTEL
AMD
APPLE