Máximo conforto, proteção e discrição contra a incontinência urinária

Made in Denmark 

Abena Conforto e Proteção Abena Conforto e Proteção

14 de Março - Dia Mundial da Incontinência


Incontinência Urinária

A incontinência urinária (IU) caracteriza-se pela perda involuntária de urina. Afeta milhões de pessoas em todo o mundo, mulheres e homens de todas as idades; contudo, é mais frequente em mulheres do que em homens e aumenta com a idade, com a perda de flexibilidade e musculação do pavimento pélvico. Em Portugal, a incontinência urinária afeta cerca de 20% da população com mais de 40 anos(1), aumentando para os 35% com mais de 60 anos.

Sabia que incontinência urinária pode ser classificada em cinco tipos?

Incontinência de esforço Incontinência de esforço

Associada a episódios de tosse, espirros ou esforço físico que aumenta pressão sobre a bexiga e provoca as perdas de urina.

Incontinência de Urgência Incontinência de Urgência

Associada a contrações anómalas e involuntárias da bexiga, provocando as perdas de urina.

Incontinência mista Incontinência mista

Associada à coexistência da incontinência de esforço e de urgência.

Incontinência de reflexo Incontinência de reflexo

Perda involuntária de urina por sobredistensão da bexiga hipotónica.

Incontinência funcional Incontinência funcional

Incontinência associada a alterações da mobilidade ou doença neurológica, que impede a pessoa de planear a ação de forma estruturada.

ES Imagem Diagnotico ES Imagem Diagnotico

O diagnóstico da incontinência urinária deve ser feito pelo médico assistente ou urologista, para que possa em conjunto com a pessoa, definir o tratamento mais adequado. Este tratamento pode ser farmacológico ou não farmacológico - mudanças no estilo de vida, prática de exercício físico, reabilitação do pavimento pélvico ou até cirurgia.

É igualmente importante, após o diagnóstico, a utilização de produtos de incontinência adequados. Atualmente, existem produtos desenhados com vista a aumentar a qualidade de vida da pessoa com incontinência urinária, simplificando e garantindo um elevado conforto ao longo de todo o dia. 

Estes produtos devem ser 100% respiráveis, para garantir a integridade da pele, e adequados às necessidades dos utilizadores, com a dimensão e capacidade absorção ideais, sem comprometer a discrição e conforto da pessoa.

A pensar na melhoria da sua qualidade de vida conheça em maior pormenor, neste dia 14 de março de 2024, Dia Mundial da Incontinência Urinária, as soluções que o Espaço de Saúde do El Corte Inglés disponibiliza. 


Enfermeira Mariana Botelho

Gestora de Produto de Cuidados Geriátricos da Quilaban


Referências: 

(1) Associação Portuguesa de Neurologia e Uroginecologia (2021). Incontinência Urinária. Disponível em APU (apnug.pt);

(2) CUF (n.d) Incontinência urinária – o que é?. Disponível em Incontinência urinária: o que é, sintomas e tratamento | CUF

(3) Marques, H.S. Incontinência Urinária http://www.metis.med.up.pt/index.php/Incontin%C3%AAncia_urin%C3%A1ria 

(4) MSD (n.d.) Incontinência urinária em adultos. Disponível em Incontinência urinária em adultos - Distúrbios geniturinários - Manuais MSD edição para profissionais (msdmanuals.com)