Como aplicar relva artificial passo a passo?

Colocar relva artificial no seu terraço ou jardim é simples e resulta surpreendentemente bem. Em pouco tempo, e apenas com ferramentas básicas, pode instalá-la você mesmo e conseguir um resultado espectacular. Sigas as nossas dicas neste passo a passo e descubra como aplicar relva artificial passo a passo de forma fácil e rápida.

Relva artificial Relva artificial

Para colocar a relva artificial, precisa dos seguintes materiais:


MEDIR O ESPAÇO


Deve começar por calcular os metros quadrados que pretende cobrir com a relva artificial e preparar todos os materiais e ferramentas necessários. Usando a fita métrica, pode medir a superfície a revestir, calcular de quantos rolos de relva vai precisar e quais as medidas dos rolos a comprar. A relva artificial vende-se normalmente em rolos de um ou dois metros de largura, com várias medidas de comprimento. Poderá adquirir uma superfície com a área ideal para evitar ao máximo as uniões.


PREPARAR O PAVIMENTO OU O TERRENO

A primeira coisa a fazer é avaliar e preparar o tipo de superfície sobre a qual será colocada a relva artificial. A superfície deve estar firme e estável na altura da colocação. Caso seja de tijoleira ou cimento, a única preparação prévia necessária é uma boa limpeza.

Se se tratar de chão de terra batida, convém limpar a superfície na sua totalidade, retirar toda a vegetação e escavar alguns centímetros a fim de eliminar eventuais raízes. Para nivelar o terreno, pode aplicar uma boa camada de areia, molhá-la, uniformizá-la com a ajuda de um ancinho e esperar o necessário para garantir que o solo fica bem seco. Se a água ficar retida na superfície e o solo não secar bem, é conveniente aplicar uma camada de gravilha ou cascalho antes da última camada de areia. É chegado, então, o momento de compactar o solo. Os profissionais fazem-no com um rolo específico, mas o mesmo procedimento pode ser realizado com qualquer outro objecto pesado e redondo. Devem fazer-se várias passagens até a areia ficar totalmente compactada.

COLOCAR A MALHA ANTI-ERVAS OU GEOTÊXTIL

Relva artificial Relva artificial

Os solos compactados devem ser cobertos com malha anti-erva ou geotêxtil em toda a superfície a revestir com a relva artificial. Como o próprio nome indica, esta tela evitará o crescimento de ervas daninhas e permitirá a drenagem da água. A tela deve ser colocada no sentido contrário ao sentido em que serão colocadas as tiras de relva e deve ser fixada ao chão com pregos compridos pregados obliquamente ou com agrafos.

Malha Anti-Ervas Daninhas Weedsol

Rede de Controlo de Ervas Daninhas
  • 17,95

Chegou o momento de estender e colocar os rolos de relva artificial na posição correta. Devem ser colocados em paralelo e deve garantir-se que as fibras estão todas na mesma direção, caso contrário, parecerá que a relva muda de cor e o seu aspecto final não será uniforme. Para unir as peças de relva, recomendamos cortar alguns milímetros às margens originais. É preferível que a base plástica da relva fique um pouco sobreposta para que a união não seja visível e o corte deve ser ajustado depois de fixado o material. Por baixo das junções são colocadas as fitas de união. Estas devem ser colocadas ao centro, permitindo assim que as peças de relva sejam facilmente assentes de um lado e de outro à mesma distância. Pode escolher fitas adesivas ou não adesivas, que devem ser usadas com um produto adesivo especial.


Para a colocação das fitas, apenas tem de dobrar ambas as extremidades da relva alguns centímetros, esticar a fita, retirar a protecção do adesivo, se for o caso, ou, alternativamente, aplicar o produto adesivo com uma espátula. Seguidamente, desdobrar as extremidades da relva e pressionar para fixar a junção. Depois, é necessário recortar o material excedente e confirmar que as margens não ficam distanciadas uma da outra, obtendo assim uma sensação de continuidade entre as peças.

RECORTAR O PERÍMETRO E FIXAR COM AGRAFOS

Relva artificial Relva artificial

Se a relva for instalada sobre terreno firme, pode fixar as fitas de união ao chão usando fita adesiva de dupla face. Uma vez fixadas as uniões, tem de ajustar a relva ao perímetro do seu pátio, terraço ou jardim. Para isso, pode usar um nível ou uma barra de madeira e um x-acto para cortar o material que está a mais. Se a relva for instalada sobre terra, pode usar ágrafos para fixar os cantos.


STANLEY

X-acto
  • 3,95

ESCOVAR E VERIFICAR A DRENAGEM

Relva artificial Relva artificial

Depois de decorrido o tempo indicado na embalagem dos produtos adesivos, deve escovar a relva para retirar os vestígios da colocação, levantar as fibras e uniformizar todo o jardim. De seguida, convém regar toda a superfície para assentar bem o terreno e compactá-lo ainda mais. Além disso, poderá também observar se se formam charcos e corrigir a zona que não drena bem ou que não se mantém ao mesmo nível. Os profissionais recomendam deitar areia de sílica em toda a superfície e escová-la no sentido contrário ao das fibras para as levantar, melhorar a drenagem e refrescar a relva para que não queime ao ser pisada. Uma última escovagem permitir-lhe-á desfrutar da sua nova relva por muitos anos.


Instalar a sua própria relva artificial é um projecto que não requer grandes conhecimentos técnicos. Fazê-lo você mesmo pode ser uma actividade tão agradável e gratificante como económica, especialmente em pátios, terraços ou jardins de pequenas dimensões.