Como escolher uma ventoinha de teto

Vista

Refrescam o ar, poupam energia e são decorativas. As ventoinhas de teto são uma boa alternativa ao ar condicionado. Saiba como escolher o melhor e aprenda a instalá-lo.

COMO ESCOLHER E INSTALAR UM VENTILADOR DE TECTO COMO ESCOLHER E INSTALAR UM VENTILADOR DE TECTO

As ventoinhas de teto são peças muito elegantes que dão um toque atual e diferente à decoração. Hoje em dia, a maioria inclui iluminação e pode substituir sem problema os candeeiros de teto. Para tirar o máximo partido desta opção, é importante escolher o ventilador perfeito para o espaço em questão. Contamos-lhe os segredos para acertar.

Como escolher a ventoinha de teto ideal? 

Ao procurar a ventoinha de teto indicada para si, encontra muitos modelos por onde escolher. A maioria inclui iluminação, comando à distância e várias velocidades e há alguns com funções como modo “Inverno” ou efeito brisa. Estes são os aspetos a considerar antes de comprar uma ventoinha de teto:


  • 1. Tamanho da divisão. Na etiqueta e na caixa estão indicados os metros quadrados que um ventilador tem capacidade para refrigerar. É conveniente deixar uma distância mínima de 80 cm entre o extremo das pás e a parede. Quanto à altura, recomenda-se uma distância de 2.3 m entre a parte inferior do ventilador e o chão e uma distância de 30 cm entre o ventilador e o teto.

  • 2. Capacidade de refrigeração. As ventoinhas de teto na verdade não baixam a temperatura. Ao fazer circular o ar, criam brisas ou correntes de ar que produzem uma sensação térmica vários graus abaixo da temperatura real. Podem chegar a reduzir 8ºC a temperatura aparente, mas tenha cuidado, porque os ventiladores apenas refrescam o ar se a temperatura não exceder os 30ºC.

  • 3. Consumo energético. O consumo elétrico de uma ventoinha elétrica de teto é bastante reduzida. Depende de vários fatores: a potência do motor, o número de horas que funciona e a velocidade a que giram as pás. À velocidade mais baixa, consomem regra geral cerca de 20W/h. Em zonas muito quentes é habitual deixar o ventilador ligado à velocidade mínima durante a noite. O melhor é escolher modelos com motor DC, que reduzem o consumo em até cerca de 70%, comparativamente aos AC. Os motores DC funcionam com corrente contínua e geram sempre a mesma tensão, o que os torna mais eficientes do que os modelos de corrente alternada.

  • 4. Nível sonoro. É fundamental que uma ventoinha de teto seja silenciosa, mais ainda se for instalada no quarto. Os que menos barulho fazem são, mais uma vez, os aparelhos com motor DC (até cerca de 50% menos do que os de AC). Convém consultar a etiqueta e procurar ventiladores com nível sonoro abaixo dos 45 dB.

  • 5. Luz. Como já aqui foi dito, atualmente, quase todas as ventoinhas de teto têm luz incorporada. Há modelos que permitem escolher entre diferentes tipos de luz: quente, neutra e fria, para criar diferentes ambientes para cada momento. A função dimmer ou o regulador é outra opção interessante, que permite baixar a intensidade da luz quando necessário.

  • 6. Modo “Inverno”. As ventoinhas com esta função permitem inverter o sentido de rotação das pás. Rodando no sentido contrário, empurram o ar quente para baixo e aumentam o conforto durante os meses mais frios. Ativando este modo, é possível reduzir o consumo do aquecimento em até cerca de 30%.

  • 7. Comando à distância. Escolha um ventilador de teto com este acessório. Além de ligar e desligar o motor ou a luz, pode ativar as diferentes funções ou velocidades a partir da cama ou do sofá.

FERRAMENTAS E MATERIAIS PARA MONTAR UMA VENTOINHA DE TETO


  • Ventoinha de teto
  • Berbequim percutor
  • Lápis
  • Broca widia com o mesmo diâmetro das buchas
  • Buchas e parafusos ou kit de instalação de ventiladores
  • Escadote
  • Óculos de proteção
  • Jogo de chaves e pontas


5 PASSOS PARA INSTALAR A VENTOINHA


  • 1. Monte as pás no motor. Normalmente, os ventiladores de teto chegam desmontados. A montagem é simples: basta colocar as pás no seu lugar e fixá-las com os parafusos e os elementos de segurança incluídos na embalagem.

  • 2. Marque e faça os furos no teto. Use um escadote seguro para trabalhar. Os melhores são os escadotes com degraus largos. No teto, coloque o suporte no local onde se encontra o ponto de luz. Marque os furos com lápis, ponha os óculos de proteção e fure com o berbequim na função percutor e a broca widia. Se utilizar um berbequim com bateria, será muito mais cómodo e simples e poderá desligar o quadro da eletricidade desde o início da operação.

  • 3. Coloque as buchas e fixe o suporte. Introduza as buchas (de guarda-chuva ou de aço, conforme o caso) nos orifícios. Coloque o suporte no seu lugar e fixe-o com os parafusos adequados. Uma chave hexagonal com diferentes pontas é uma grande ajuda neste tipo de trabalho.

  • 4. Pendure e ligue a ventoinha. Se ainda não o fez, desligue o quadro da eletricidade. Peça que lhe passem o ventilador e pendure-o no suporte. Ligue os fios – fase e neutro, cada um com as respectivas cores - ao motor do ventilador. Depois, ligue as peças correspondentes à luz e ao motor.

  • 5. Teste o funcionamento. Antes de colocar a proteção exterior, ligue o quadro eléctrico e ponha o ventilador a funcionar. Teste as velocidades, a luz e as diferentes funções. Se tudo estiver bem, coloque a proteção exterior. Fixe o suporte do comando à distância na parede, num ponto de fácil acesso.

    As ventoinhas de teto são uma solução prática e eficiente para refrescar o ambiente, poupar energia e adicionar estilo à sua casa. Escolher o modelo certo e instalá-lo corretamente garante conforto e eficiência, tornando o espaço mais agradável durante todo o ano.