Dicas para usar um grelhador a carvão
Ajudamo-lo a tirar o máximo partido do seu grelhador a carvão, para dar um sabor especial à sua comida e impressionar os convidados. Prepare-se para criar experiências culinárias únicas com o seu churrasco a carvão!






Atualmente no mercado podem encontrar-se muitos tipos de grelhador, desde os grelhadores a gás, que funcionam com bilhas standard de butano ou propano, até aos grelhadores elétricos que não produzem nem fumo nem chamas e podem ser usados em espaços interiores pouco ventilados. No entanto, os grelhadores a carvão são os mais populares. Dão aos alimentos um intenso sabor fumado e de forma muito acessível, uma vez que o carvão é um combustível económico e simples de usar. Descubra todos os segredos e torne-se um mestre do churrasco.
TIPOS DE GRELHADORES A CARVÃO
Existem vários tipos de grelhadores a carvão no mercado, quer fixos quer portáteis. Os primeiros são os mais indicados se dispuser de espaço e são ideais para casas de campo ou chalets. Existem diferentes tipos e têm, por norma, alguns centímetros extra de bancada, o que também os torna muito úteis na preparação dos alimentos.
Se não dispõe de um espaço amplo ou se, simplesmente, prefere guardar o seu grelhador quando não está a ser utilizado, pode optar por um grelhador portátil ou desmontável. A maioria dos modelos tem rodas e é a opção ideal para terraços ou espaços mais reduzidos. Pode também encontrar outros modelos desmontáveis e inclusivamente optar por um grelhador instantâneo descartável, a alternativa perfeita para um almoço improvisado com amigos.
COMO ACENDER O GRELHADOR a carvão
O primeiro passo é escolher cuidadosamente o local onde vai fazer o churrasco a carvão, procurando um espaço abrigado do vento, para que este não interfira com a brasa. Não se esqueça de tomar as medidas de segurança necessárias: fazer o churrasco longe de materiais inflamáveis e de lugares com vegetação abundante e de manter um balde com água, areia, ou um extintor numa zona próxima.
Uma vez observadas estas precauções, o passo seguinte é ter à mão a fonte calor. Esta pode ser de vários tipos, mas o mais recomendado é o carvão vegetal, por ser rápido de acender e manter bem o calor. Uma vez pronto, é preciso acender o grelhador. Neste capítulo, também há várias opções: acendalhas de lã de madeira, pastilhas acendalhas BIO e pastilhas acendalhas normais. Outra opção é usar briquetes de carvão de auto-ignição, perfeitos para grelhadores familiares ou de poucos comensais e muito fáceis de usar.
Como preparar as brasas de um grelhador a carvão?
Coloque as pastilhas na base do grelhador e use um acendedor de carvão para acelerar o processo e acender as pastilhas. Espere cerca de 15 minutos até que o carvão acenda e, uma vez pronto, é só colocá-lo no grelhador. Quando o carvão estiver esbranquiçado – costuma demorar entre 45 e 55 minutos – significa que está pronto. O processo termina quando já não é visível nenhum tipo de chama e quando todas as brasas estão incandescentes. O último passo é repartir bem as brasas por toda a superfície do grelhador e colocar a grelha onde serão dispostos os alimentos.


Como preparar os alimentos para um churrasco a carvão
Pode fazer um churrasco de carne, de peixe ou de legumes. Independentemente da escolha, o primeiro passo é tirar os alimentos do frigorífico e esperar até que fiquem à temperatura ambiente. É preciso estar atento à grelha, ajustando-a gradualmente à medida que as brasas perdem intensidade, para evitar que os alimentos se queimem.
Se quiser dar aos seus pratos um sabor inconfundível, pode usar uma série de misturas de madeiras que se vendem já embaladas e que servem para fumar o churrasco. Existem muitos tipos no mercado, mas aconselhamos a utilização das que se colocam diretamente na grelha, sobre a fonte de calor. Em cerca de vinte minutos, começam a libertar um aroma que se funde com os alimentos, conferindo-lhes um toque irresistível.
Por último, tenha em conta que consoante a parte da grelha onde coloca os alimentos, assim eles assarão mais depressa ou mais devagar. A zona central da grelha é a zona que recebe normalmente mais calor, razão pela qual aí são colocados os alimentos que demoram mais tempo a grelhar, ao passo que se reservam as extremidades para os alimentos que cozinham mais rapidamente.
Como limpar o grelhador a carvão?
Quando terminar e depois de arrefecidas as brasas, retire a grelha. Para facilitar a limpeza, utilize um aspirador de cinzas elétrico, que permite uma remoção rápida e eficaz dos restos de carvão e cinzas. Após estes passos, está pronto para o próximo voltar a usar o seu grelhador a carvão para o próximo churrasco.