Como organizar uma mudança eficiente e organizada?
Um simples plano de ação será o primeiro passo para fazer uma mudança com organização e para sentir o novo espaço como realmente seu. Saiba como organizar uma mudança e consiga que todos os móveis e objetos cheguem ao seu destino em perfeito estado.


1.COMO ORGANIZAR A MUDANÇA POR DIVISÕES?
O segredo para organizar bem uma mudança está no planeamento. O ideal é ir de divisão em divisão, fazendo uma lista dos objetos a mudar e calcular a quantidade de materiais necessários. O recomendado é começar pelas divisões maiores e com mais recheio e por guardar os objetos que não sejam de uso quotidiano.
Estabeleça uma ordem de embalamento por divisões e comece pela sala, continuando com o escritório, a sala de refeições, os quartos das crianças, o quarto principal, a casa de banho e, por último, a cozinha. Pode começar por organizar o conteúdo das gavetas e das estantes, como seja livros, têxteis, loiça e elementos decorativos. Deixe para o fim os móveis e os eletrodomésticos essenciais que serão usados até ao último momento.
Use um escadote para chegar aos objetos guardados em zonas altas, recolher candeeiros, quadros e outros objetos pendurados nas paredes. Para transportar e empilhar as caixas e os móveis, um carrinho de transporte pode ser a opção mais cómoda e prática.
2. EMBALAR E IDENTIFICAR O CONTEÚDO para a mudança
Os materiais necessários para embalar são:
- Caixas de mudança em cartão resistente
- Caixas organizadoras de plástico para objetos pequenos
- Sacos de plástico grandes
- Acessórios de mudança como papel e fita de embalar e plástico de bolhas para os objetos delicados
- Tesoura ou x-ato
- Marcadores para identificar o conteúdo de cada caixa, saco ou pacote
Aquando do embalamento, convém contar com caixas de diferentes tamanhos para que os objetos fiquem bem arrumados e para poder repartir melhor o peso, como no caso dos livros. Se ficarem espaços ou buracos vazios no interior das caixas, pode enchê-los com bolas de papel de embalar para que os objetos não se desloquem dentro da caixa, evitando assim que se partam. Os artigos mais pesados devem ser colocados no fundo das caixas e os mais leves em cima. Use fita de embalar para fechar bem todas as caixas e evitar que se abram durante a mudança.
Convém embrulhar em papel as coisas que possam sofrer danos por atrito durante o embalamento, como o trem de cozinha, e usar plástico de bolhas ou separadores de cartão para os objetos delicados que se possam partir, como as loiças ou os vidros. No caso dos talheres, junte todas as peças, faça um pacote e feche-o com fita.
Os tapetes devem ser enrolados e deve usar-se fita adesiva para fixar o rolo. A mesma fita servirá também para fechar bem os sacos de lixo grandes e resistentes onde podem ser guardadas roupas ou os têxteis de casa (edredões, toalhas de mesa, almofadas e travesseiros). Os pequenos eletrodomésticos e os objetos de eletrónica, se já não tiver as suas embalagens originais, devem ser também transportados em caixas, embrulhados em tecido ou em plástico de bolhas para evitar danos.
Para desembalar comodamente no destino final, identifique as caixas usando marcadores ou etiquetas autocolantes. Escreva em cada caixa e cada saco a que divisão dizem respeito e use números para indicar as caixas que devem ser abertas antes e quais as que podem esperar (por exemplo, livros e objetos decorativos).
3.PREPARAR OS MÓVEIS PARA A MUDANÇA
Desmonte tudo o que for possível desmontar nos móveis a transportar, começando pelos maiores. Para isso, precisa de algumas ferramentas básicas como um martelo e aparafusadoras com diferentes pontas e tamanhos ou, alternativamente, uma aparafusadora eléctrica.
Feche as portas e as gavetas à chave e guarde todas as chaves juntas. Se não tiverem fechadura, fixe essas peças com correias e esticadores. Coloque proteções de cartão ou espuma nas esquinas ou envolva os perfis dos móveis em mantas para proteger as arestas e os cantos.
4.LIMPAR E DESEMBALAR NA NOVA CASA
Assim que chegar à nova casa, a primeira coisa a fazer é uma limpeza profunda, tarefa em que uma máquina de limpeza a vapor pode ser de grande utilidade pela sua rapidez e eficácia. Além do chão e das janelas, os espaços a que deve dedicar mais atenção são os sanitários e o interior dos armários da cozinha e da roupa.
Além disso, terá de comprovar o bom funcionamento da instalação elétrica e das canalizações. A fim de evitar problemas futuros, deve certificar-se de que os interruptores da luz e as lâmpadas funcionam corretamente. Deve também confirmar o estado das tomadas elétricas antes de ligar à corrente qualquer eletrodoméstico.
No que diz respeito a desembalar, é difícil fazer uma mudança completa em apenas um dia. Por essa razão, os primeiros móveis a montar são as camas, para que a família possa descansar. Comece por desembalar as caixas das primeiras divisões a serem usadas por toda a família, como a cozinha e a casa de banho. Pouco a pouco, a cada nova caixa aberta e esvaziada, o novo espaço tornar-se-á cada vez mais o seu novo lar.