Como instalar um mecanismo para autoclismo | 5 produtos
Se está a pensar trocar o mecanismo do seu autoclismo por um novo, agora pode fazê-lo sozinho seguindo estes simples passos. Mãos à obra!
Está a pensar trocar o seu autoclismo antigo por estar a verter água, ter partido algumas peças, por botão já não funcionar ou porque pretende substituir o mecanismo existente por um mecanismo de descarga dupla que permite a descarga parcial ou total do sistema para regular a quantidade de água. De qualquer forma, aqui explicamos como pode instalar um mecanismo para o seu autoclismo em 5 passos e em menos de uma hora.
1.º Verifique todo o material e feche a torneira
A primeira coisa que vamos fazer é verificar se temos o material necessário para realizar a instalação: o novo mecanismo de descarga, uma chave de fendas e um alicate de abertura múltipla. Uma vez verificado, fecha-se a torneira da água para poder trabalhar com tranquilidade e sem fugas de água. Não é necessário cortar o geral, apenas o da casa de banho que normalmente está junto à sanita, embutido na parede e em forma de cauda de andorinha.
2.º Retire a tampa do autoclismo e esvazie o depósito
A seguir, desapertamos a pega e a guarnição da tampa da cisterna. Para isso basta rodá-los no sentido anti-horário se for um mecanismo simples ou desapertar o parafuso do centro com uma chave de fendas se o sistema do mecanismo for de dupla descarga. Se o sistema for um sistema de puxadores com base aparafusada, desaperte a peça e retire a tampa. O passo seguinte é retirar a tampa do autoclismo, tendo o cuidado de não forçar a peça quando a desmontar, pois, mesmo sendo uma peça robusta, devemos ter cuidado para não correr qualquer risco. De seguida esvazia-se o reservatório de água pressionando o centro do mecanismo até que o reservatório fique vazio.
3.º Remova o mecanismo antigo
Desaperte as porcas borboleta que fixam o autoclismo à base e separe-a da sanita para retirar o mecanismo do interior do depósito. Se o seu mecanismo antigo for de descarga simples ou dupla, não será necessário retirar a base ou o autoclismo para instalar o novo mecanismo. No caso de ter mecanismo de base aparafusada, ao retirá-lo restará apenas a rosca da base, portanto deverá utilizar o mecanismo completo novo e aparafusá-lo na base, tendo previamente fixado a junta. Se o seu mecanismo for muito antigo talvez não consiga reutilizar a base, neste caso terá de a trocar também e para isso terá de retirar o autoclismo.
4º Instale o novo mecanismo
Este passo é muito simples, descarte a parte inferior do novo mecanismo e encaixe-o na base da cisterna encaixando as patilhas e pressionando ligeiramente. Se tiver de trocar todo o mecanismo porque o anterior estava demasiado antigo ou danificado, não se preocupe porque a substituição costuma incluir tudo o que é necessário para isso: a base, as juntas e até os parafusos de fixação com as respetivas anilhas. Caso não esteja incluído, certifique-se de que adquire o material em separado. Neste caso, será necessário retirar o autoclismo desapertando-o por dentro e rodando a porca borboleta no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Ao retirar o autoclismo, faça o mesmo com a junta do copo e com a ajuda de um alicate de abertura múltipla, retire a rosca que se encontra na base do copo. Em seguida, retire a base e instale o novo mecanismo com a rosca e a junta utilizando uma chave multi-ferramenta, se necessário. O passo seguinte será recolocar o autoclismo no seu lugar colocando os parafusos de fixação, a junta de borracha, a anilha metálica e ajustando a borboleta para fixar o autoclismo à sanita. Por fim, aparafuse o novo mecanismo para o fixar à base.
5º Verifique se o novo mecanismo funciona corretamente
Instale os novos botões na tampa, ligue-os ao dispositivo da descarga e feche o depósito. Por último, basta verificar se a instalação funciona perfeitamente abrindo a torneira da água e ativando o aparelho.