Até que enfim chegam os dias de calor em que apetece tomar um banho refrescante! Os conselhos que lhe deixamos serão muito úteis para ter a piscina em grande forma, pronta para os primeiros mergulhos. Dizemos-lhe tudo o que tem de fazer para desfrutar de água pura e cristalina e de uma piscina em perfeitas condições.






Ter uma piscina é um luxo ao alcance de todos. Pode ser um modelo desmontável, que se monta e desmonta todos os anos; uma piscina de madeira, tão decorativa quanto agradável; ou uma piscina clássica. Seja de que modelo for, a sua vai precisar de alguma manutenção antes de dar início à época balnear.
Ao levantar a lona no ano seguinte, os mais cuidadosos, que deixam tudo pronto no final de cada estação, encontram a piscina em muito melhor estado do que os mais descuidados. De seguida passamos em revista as operações que tem de levar a cabo para deixar a piscina em boas condições, bem como todos os produtos e acessórios necessários.
3 PASSOS PARA LIMPAR A PISCINA
1. EXAMINAR DETALHADAMENTE O INTERIOR
As paredes e o fundo da piscina são os primeiros elementos a examinar. Nas piscinas clássicas (de construção), as reparações mais comuns são:
- Peças de gresite soltas ou perdidas. As peças de gresite podem voltar a ser coladas com colas especiais para piscina, que actuam debaixo de água e fixam as peças no seu lugar com total segurança. Não será necessário esvaziar a piscina para proceder a esta reparação.
- Pintura descamada ou com mofo. É preciso esvaziar a piscina e renovar a pintura, depois de retirada a tinta danificada e de lixado todo o interior. Se houver frestas, estas devem ser preenchidas com argamassa acrílica anti-humidade. O produto é aplicado na zona em questão e alisado, deixando secar o tempo indicado na embalagem. Depois disso, falta apenas dar uma ou duas demãos de tinta de borracha clorada especial para piscina.
2. FAZER UMA LIMPEZA INICIAL PARA ACLARAR A ÁGUA E A COR VERDE DA PISCINA






Antes do primeiro banho, há que limpar a fundo todos os elementos da piscina. Trata-se de uma limpeza especial e só se realiza uma vez por ano. Estes são os aspectos a ter em conta:
- É normal que a linha de água (a zona onde a superfície da água entra em contacto com o interior da piscina) acumule sujidade e gordura durante o tempo em que não é utilizada. A sujidade e a gordura podem ser facilmente eliminadas com produtos de limpeza alcalinos.
- É também necessário usar um produto desinfectante anti-algas numa proporção superior à usada durante a manutenção nos meses seguintes.
Para uma boa manutenção, hoje contamos com “ajudantes” eficazes, discretos e silenciosos: os robots limpa-fundos. Basta ligá-los à electricidade e à água corrente e esperar que limpem todo o interior da piscina, fundo e paredes. Os modelos mais modernos não têm fio de alimentação nem mangueira. Funcionam com baterias de iões de lítio, o que lhes dá autonomia suficiente para deixarem a piscina impecável.
3. ENCHER COM ÁGUA E LIMPAR O FILTRO E OS CIRCUITOS






Além de zelar para que a água esteja nas melhores condições, é preciso também certificar-se de que tem o nível suficiente. Em piscinas com skimmer, a água deve cobrir, no mínimo, 2/3 da altura da boca deste elemento. Tal é indispensável para que o processo de filtragem se realize de forma correcta.
Se não for este o caso, terá de ser adicionada água até se alcançar o referido nível. O nível está correcto? Nesse caso, há que fechar o circuito da água e submeter o filtro e os circuitos das bombas a um processo de limpeza. Estes sistemas possuem normalmente um “modo limpeza” que executa este processo sem intervenção nenhuma da nossa parte.
Uma vez terminadas a revisão e a limpeza inicial, depois de se ter comprovado que a água tem os valores de pH adequados, não falta mais nada. Está na hora de vestir o fato de banho e dar o primeiro mergulho da temporada. Mais do que merecido!
A IMPORTÂNCIA DE TER UM BOM SISTEMA DE FILTRAGEM PARA RETIRAR AS ALGAS DA PISCINA
Para que a água esteja impecável, cristalina e sem microorganismos, o sistema de filtragem deve estar completo e em boas condições. O sistema inclui elementos imprescindíveis como a depuradora ou o skimmer.
HIBERNAÇÃO, UMA BOA IDEIA
Hibernar a piscina significa conservar a água do ano interior e cobri-la durante o Inverno. Esta prática é recomendada pelos especialistas, sobretudo se a piscina for grande ou de tamanho médio e se for necessário gastar muita água para enchê-la completamente. Uma manutenção correcta conserva a água em bom estado durante 4 ou 5 temporadas, sem necessidade de ser renovada.
Como saber se a água está apta para tomar banho? Estes são os pontos a considerar:
- É importante medir o pH da água ou a quantidade de cloro que contém. Para isso, são usados kits de medição e análise de piscinas, em tiras ou com depósitos para medição com testers.
- Outro dado importante é o nível de ácido isocianúrico da água, que também pode ser medido com sistemas específicos. Se estiver acima de 75 ppm, está na altura de renovar a água.





