As melhores ideias para organizar a sua arrecadação.






Embora se trate de um espaço extra onde se guarda tudo aquilo que não cabe em casa, as coisas de que se precisa apenas de vez em quando ou que não se deitam fora no caso de voltarem a ser necessárias, não há razão para que este seja um espaço desorganizado, sobretudo se também for usado como oficina para arranjos e reparações, de bricolage ou de trabalhos manuais.
Para organizar bem um espaço de arrumação é importante simplificar ao máximo a sua função e desfazer-se dos objectos que não tenciona voltar a usar.
Se quiser guardar todos os outros utensílios, instrumentos e ferramentas, há que ser organizado e arrumá-los de forma lógica. Para isso, conta com a ajuda dos elementos de organização, pensados para arrumar e ter à mão qualquer coisa de que possa precisar em qualquer momento. A organização poupa espaço e tempo de procura, ambos elementos muito preciosos quando se trata de objectos de que não precisa diariamente. Com esse objectivo em mente, propomos-lhe 5 ideias para manter a sua arrecadação bem organizada.
1. ESTANTES – ESPAÇOS DE ARRUMAÇÃO ABERTOS SÃO FUNDAMENTAIS






Usando estantes, pode arrumar todo o tipo de objectos de forma visível e eficaz. Existem estantes de todos os tamanhos e a maioria tem prateleiras reguláveis segundo as necessidades. Basta medir a parede disponível e procurar a estante que melhor se adapta ao seu espaço de arrumação. Para que a arrumação seja feita de forma segura, convém que possam ser fixadas à parede e que tenham capacidade para suportar muito peso.
Pode usar estantes em sistemas modulares para cobrir toda a superfície. As mais resistentes são as de estrutura metálica com prateleiras do mesmo metal ou de madeira, ou ainda de materiais como a resina, também muito resistente e durável para garagens e arrecadações expostas aos elementos atmosféricos ou a amplitudes térmicas.
Para organizar o seu conteúdo, recomenda-se:
- Agrupar os objectos por categorias ou por actividades (artigos do campismo, artigos de Natal, equipamento de esqui, etc.)
- Colocar os objectos mais pesados nas prateleiras inferiores e ir arrumando mais acima de acordo com o peso.
- Colocar os objectos mais utilizados nas zonas médias das estantes e nas zonas superiores os artigos de utilização anual ou menos utilizados.
2. ARRUMAÇÃO FECHADA PARA ISOLAR SUBSTÂNCIAS E PREVENIR ACIDENTES






Os armários de resina são o elemento ideal para guardar os objectos, materiais e ferramentas que devem ser resguardados de temperaturas extremas. São igualmente perfeitos para guardar objectos de maior valor ou que sejam perigosos, pelo que convém que não estejam à vista. Estes armários podem ser fechados, evitando-se assim que as crianças tenham acesso a materiais ou ferramentas com que se possam magoar ou causar um acidente.
Os móveis de resina estão disponíveis em múltiplos formatos e medidas, são modulares, resistentes e duráveis. Além do mais, são também fáceis de limpar, fazendo com que a arrecadação tenha sempre bom aspecto sem que isso implique demasiado esforço.
3. FERRAMENTAS ORGANIZADAS E À MÃO
Convém sempre saber onde estão as ferramentas e tê-las organizadas para que seja prático usá-las.
Os painéis com ganchos para pendurar as ferramentas segundo o seu tamanho ou versatilidade é uma das formas de arrumação preferidas por quem dispõe de espaço na parede para ter uma oficina organizada, por mais pequena que seja.
Os elementos mais pequenos, como parafusos ou pontas, podem ser ordenados em gavetas, para que se saiba sempre onde estão, evitando assim perdas de tempo ou compras desnecessárias.
4. ZONA DE TRABALHO






Se for uma pessoa que gosta de fazer pequenos arranjos ou se tem um hobby que necessita de um espaço fora de casa, ter um recanto onde trabalhar pode ser muito fácil. Reserve um espaço de trabalho na arrecadação ou na garagem e instale uma bancada resistente e versátil.
5. ARRUMAÇÃO ESPECIALIZADA COM CAIXAS E SUPORTES
As caixas de diferentes tamanhos e materiais, sobretudo as plásticas, mais resistentes e fáceis de limpar, são grandes aliadas da organização em qualquer arrecadação ou oficina. Basta colocar uma etiqueta para agrupar os objectos por temas e poderá encontrar os objectos imediatamente quando precisar de os utilizar. Para que a zona de arrumação não pareça desorganizada, escolha caixas fáceis de encontrar no mercado, da mesma cor e do mesmo material, para uniformizar o aspecto da divisão.
Os ganchos, os cabides e os suportes específicos para instalar na parede são de grande utilidade para guardar as coisas que ocupam mais espaço e que podem estorvar nas zonas de passagem, como as bicicletas ou as ferramentas para tratar da piscina ou do jardim.
Organizada, a oficina terá mais espaço de arrumação do que aquele que inicialmente pensava e vai tornar-se um espaço mais agradável para trabalhar e desfrutar dos seus hobbies.