Como pintar a fachada da sua casa?
Limpar, recuperar e pintar: são os três passos básicos para pintar uma fachada e deixá-la como nova. Existem hoje em dia produtos de qualidade profissional que garantem resultados impecáveis e duráveis. Dizemos-lhe quais são!


O exterior da sua casa é um “cartão de visita”. A fachada de casa em boas condições, bem pintada e de uma cor atrativa faz sobressair o seu lar e ajuda a manter o edifício em boas condições. A Primavera e o Verão são as melhores alturas para pintar a fachada de sua casa. O tempo é favorável e os dias são mais longos. Hoje ensinamos-lhe como pintar a sua fachada passo a passo, com produtos e ferramentas que lhe pouparão tempo e esforço.
QUE FERRAMENTAS E MATERIAIS SÃO PRECISOS?
Para pintar a fachada, vai precisar do seguinte:
- Escadote ou andaime
- Lavadora de alta pressão
- Espátula
- Plástico e fita
- Rolo
- Cabo extensor
- Lixadora delta
- Massa de enchimento
- Tinta especial para fachadas
1º PASSO: FAZER ALIMPEZA EM PROFUNDIDADE DA FACHADA DE CASA
De nada servirá pintar a fachada se ela não estiver em perfeitas condições. Se aplicar a tinta sobre zonas sujas, húmidas ou com partes da tinta antiga a descascar, a nova pintura não tardará a deteriorar-se. Portanto, o primeiro passo é limpar a fachada a fundo e, para isso, o que se recomenda é usar uma lavadora de alta pressão. Este equipamento projeta água sob pressão e elimina a sujidade de forma rápida e eficaz. Para fachadas pintadas, escolha uma pressão máxima de 120 bares, suficiente para limpar sem danificar a superfície. Para eliminar o mofo, use a lavadora de alta pressão com água quente.
É fundamental equipar a máquina com uma lança e há modelos disponíveis que alcançam os 5,5 m de altura. Em fachadas de mais do que um piso, necessita de um escadote ou de um andaime, tanto para limpar como, mais tarde, para pintar. Não se esqueça de usar calçado anti deslizante e roupa de proteção e de seguir todas as medidas de segurança.
2º PASSO: REPARAR OS DEFEITOS DA FACHADA
A fachada pode ter pequenas frestas, desprendimentos de tinta ou zonas deterioradas. Antes de pintar, terá de reparar esses pequenos defeitos com produtos especiais para exterior. Siga os seguintes passos:
- Com uma lavadora de alta pressão, pulverize água fria nas frestas e nas zonas danificadas. Eliminará assim os restos de pó, tinta, sujidade, etc.
- Use uma espátula para preencher as frestas e os desníveis com uma massa de enchimento especial para exterior. As melhores são as que aderem a qualquer material, não encolhem e previnem os fungos e o mofo.
- Quando estiver seca, alise a massa passando uma lixadora delta com lixa de grão médio. Pode ligar a lixadora a uma extensão com um fio suficientemente comprido.
3º PASSO: ESCOLHER OS MELHORES PRODUTOS PARA PINTAR A FACHADA


Com a fachada já em perfeitas condições, falta apenas o último passo: aplicar uma tinta que se adeque às necessidades da casa, bem como às condições climatéricas. O melhor é apostar em tintas para fachadas da melhor qualidade, um excelente investimento que evitará que tenha de voltar a preocupar-se com a pintura da fachada durante os próximos anos.
Dentro das opções que tem à sua disposição, existem várias possibilidades:
- Tintas e revestimentos acrílicos standard. São tintas à base de água que dão cor, unificam, impermeabilizam e protegem as fachadas. As mais económicas, embora sejam de boa qualidade, podem não ser suficientes em zonas muito húmidas ou com muitas horas de exposição solar.
- Tintas e revestimentos acrílicos Premium. São formulados à base de siloxano, o que os torna mais resistentes à humidade, ao mofo e à ação dos raios UV. Resistem às condições climáticas mais adversas.
- Tintas e revestimentos acrílicos impermeabilizantes. Especiais para fachadas muito expostas à chuva e ao ar do mar. Se a sua casa já teve problemas de humidade, esta é a melhor tinta que pode escolher para a fachada, depois de resolvidos os problemas iniciais. Criam uma película impermeabilizante que protege a parede e permite que respire. Têm, além disso, na sua composição conservantes antimofo que previnem o seu reaparecimento.
Já tem a tinta? Chegou o momento de pintar a sua fachada para lhe devolver todo o esplendor. Antes, no entanto, recomenda-se proteger as janelas e os vidros, bem como outros materiais que não queira pintar com fita de pintura e plástico. Os detalhes mais pequenos podem ser pintados com uma trincha plana, mas em geral o melhor é usar um rolo especial. Existem modelos para fachadas lisas e rugosas. Se usar o rolo com um cabo extensor, chegará a todo o lado com um esforço mínimo.
Dependendo do estado da fachada e da cobertura da tinta, poderá ter de dar uma ou duas demãos. Não se esqueça que deve respeitar sempre os tempos de secagem antes de dar a demão seguinte. Por último, será necessário apenas tirar o plástico e a fita de proteção e apreciar o novo look da sua fachada. Perfeita e como nova!