Se é novo no mundo da bricolage, o primeiro passo para se tornar um especialista é ter uma caixa de ferramentas completa. Aqui fica uma lista das ferramentas imprescindíveis e da função de cada uma delas.


Para os que estão a dar os primeiros passos no mundo da bricolage e andam um pouco perdidos quanto às ferramentas básicas para realizar projectos e pequenas reparações em casa, propomos uma lista das sete ferramentas que qualquer ‘faz-tudo’ que se preze deve ter para solucionar qualquer problema em casa.
1. BERBEQUIM ELÉCTRICO
É a ferramenta de bricolage por excelência e serve para fazer furos de forma rápida e cómoda nas paredes, nos móveis e em superfícies de diferentes tipos, além de poder também ser usado para aparafusar e desaparafusar rapidamente. Existem com fio eléctrico ou com bateria e com diferentes níveis de potência. Os novos modelos pesam muito pouco e têm design ergonómico, o que faz com que usá-los seja ainda mais fácil.
2. BROCAS
Estas peças metálicas compridas colocam-se no berbequim e são imprescindíveis para perfurar superfícies. Existem brocas de vários tamanhos e para diferentes tipos de materiais (alvenaria, betão ou madeira). Podem comprar-se avulso ou em conjuntos em pequenos estojos, ideais para os aprendizes de ‘faz-tudo’.
3. APARAFUSADORAS
A função desta ferramenta é apertar e desapertar parafusos. Existem diferentes tipos de aparafusadoras: as de chaves estrela, concebidas para apertar e desapertar parafusos com orifícios de seis pontas, as de chave hexagonal, que vêm com diferentes tipos de pontas, e as que têm um revestimento macio no cabo, também denominado cushion grip, para uma pega mais fácil. Se ainda não se considera um especialista, simplifique e compre um jogo completo para ter à disposição todas as opções possíveis.
4. ALICATES
Esta tenaz metálica com dois braços é outra das ferramentas imprescindíveis entre os básicos da bricolage. Existe uma grande variedade de, mas na mala de ferramentas não pode faltar um alicate universal usado para segurar, desapertar e cortar fios. Além do universal, será igualmente útil ter um alicate de pontas (também chamado alicate bico de cegonha) para dobrar arames e chegar a zonas estreitas.
5. MARTELO
Os martelos são a ferramenta de bricolage indispensável para pôr e tirar pregos em diferentes tipos de superfície. Também neste caso é possível encontrar uma grande variedade de modelos. O mais tradicional é o martelo de carpinteiro, mas também existem os modelos electropneumáticos, uma versão eléctrica para trabalhos de construção e renovações de interiores, apta para trabalhar sobre materiais mais duros.
6. SERRA
É a ferramenta própria para cortar todo o tipo de materiais (dependendo do modelo que se escolha). Podem ser de arco ou eléctricas. As primeiras têm uma lâmina serrilhada, para fazer os cortes, um cabo e é utilizada manualmente. Por sua vez, a serra tico-tico é uma ferramenta eléctrica portátil que faz cortes rectos ou curvos com facilidade sobre quase todas as superfícies.
7. CHAVES: CHAVE INGLESA, CHAVE ALLEN E CHAVE FIXA
As chaves podem ser fixas, inglesas ou Allen e cada uma tem a sua utilidade.
- A chave inglesa é usada para apertar ou desapertar parafusos e porcas de qualquer tipo e tamanho, devido à possibilidade de ajustar a abertura.
- A chave Allen serve para aparafusar e desaparafusar parafusos de cabeça hexagonal. Existem em diferentes formatos e tamanhos, pelo que lhe recomendamos que compre um jogo com várias.
- As chaves fixas são perfeitas para parafusos de cabeça hexagonal. Uma vez que não se pode regular, o normal é ter um conjunto com várias aberturas.