Tipos de pavimento | 4 produtos
O pavimento é a base de uma casa e devemos sempre pensar na utilização que lhe vai ser dada. Desde os soalhos de madeira até aos mais versáteis pavimentos cerâmicos ou de exterior, o importante é escolher o material mais adequado para cada divisão, de acordo com o nosso gosto e necessidades decorativas e funcionais.
Tal como as paredes e os móveis ou os tipos de fechaduras, o pavimento é um elemento fundamental para dar conforto e estilo a uma casa. A sua escolha deve basear-se em critérios práticos, como o tipo de divisão que vamos cobrir, as atividades a que se destina e as cores e texturas da decoração final. Descubra o material necessário para aplicar o chão ideal nas diferentes divisões da sua casa.
O SOALHO E A MADEIRA: QUENTE, SIMPLES E CONFORTÁVEL
O soalho, uma invenção do século XX, substituiu a madeira em termos de qualidade, variedade, conforto, beleza, resistência ao desgaste e facilidade de manutenção. A sua popularidade deve-se à sua versatilidade e variedade de cores. Nos últimos anos, os vencedores foram os que imitam as madeiras claras, de inspiração nórdica, pelas suas infinitas possibilidades decorativas.
Este pavimento é composto por várias camadas de melamina prensada, com um painel de fibras de alta densidade, camadas de reforço e uma face visível com uma impressão fotográfica que pode representar qualquer madeira ou superfície, em qualquer cor, desenho ou textura.
A instalação é muito simples e pode ser efetuada por entusiastas da bricolage com as ferramentas adequadas, como uma serra de recortes ou uma serra de esquadria. A sua manutenção é fácil, uma vez que podem ser aspirados, varridos e limpos com esfregona. Basta utilizar produtos específicos e não os expor a uma humidade excessiva.
A água pode penetrar nas fibras de madeira de que são constituídos, inchando-os e deformando-os. Devido à sua composição, a luz e a exposição direta ao sol não alteram a sua cor e o seu aspeto, como acontece com a madeira natural. Têm geralmente uma garantia de durabilidade de 10 a 15 anos, mas evitando fricções e choques, podem durar muitos mais anos.
O parquet ou a madeira tradicional continua a ser uma opção de qualidade, quase um luxo, que confere beleza e calor aos nossos pavimentos. É um material natural, ecológico, único em cada uma das suas peças e um pouco mais caro do que o soalho de madeira. A sua instalação é muito semelhante e pode durar várias vidas. O seu único ponto negativo é a sua manutenção. É um piso mais delicado que precisa ser lixado e envernizado de tempos em tempos para recuperar sua beleza.
PISOS DE CERÂMICA E PORCELA: OS MAIS DURADOUROS
São pisos instalados com mosaicos, com uma infinidade de tamanhos, cores, texturas e qualidades. Desde os azulejos de cerâmica mais comuns, com formas quadradas, até aos mais modernos azulejos retangulares, permitem-lhe escolher qualquer estilo decorativo.
A instalação requer algum trabalho, mas a limpeza e a manutenção são simples e a durabilidade é muito elevada. Devido à sua resistência à humidade, são escolhidos para zonas da casa onde exista água, como casas de banho, cozinhas e zonas exteriores, terraços e jardins.
Os pavimentos de porcelana também são feitos de ladrilhos, mas o processo de cozedura é diferente; são cozidos apenas uma vez e a temperaturas mais elevadas, o que os torna mais duros, mais resistentes à humidade e às mudanças de temperatura. São ideais tanto para interiores como para exteriores e oferecem qualidade, segurança, baixo custo, fácil manutenção e múltiplas possibilidades decorativas. Podem imitar e substituir pavimentos de madeira, betão impresso e cimento polido.
Os mosaicos de porcelana também imitam os pavimentos de pedra natural. Estes materiais são mais caros, mais complicados de colocar e mais delicados de manter. São pavimentos de terracota, mármore, ardósia ou granito, com padrões geométricos e contemporâneos.
Vinil, borracha e EVA
Os pavimentos vinílicos (também designados por PVC) permitem mudar a decoração de uma divisão de forma fácil e rápida, são adequados para qualquer utilização na casa e podem ser instalados sem necessidade de obras. Trata-se de um pavimento mais sensível ao desgaste e pouco resistente ao calor e ao sol.
Os pavimentos de borracha podem ser encontrados em rolos ou ladrilhos, são fáceis de instalar e ideais tanto para projetos domésticos como comerciais ou industriais. São altamente resistentes, antiderrapantes, duradouros, fáceis de limpar, isolantes e oferecem também uma variedade de cores, padrões e texturas.
Uma alternativa recente são os pavimentos de borracha EVA (uma mistura de alta tecnologia de Etil Vinil Acetato), não recomendados como pavimento base, mas ideais para áreas infantis e áreas de jogo, pavimentos para a prática de exercício físico tanto em casa como em ginásios ou tatamis, e para utilização no exterior em áreas de piscina. Além disso, oferece múltiplas cores e desenhos, é fácil e impermeável e a sua instalação é simples, pois é vendido em formato de ladrilhos que se encaixam como um puzzle.