
Sinopse
A intervenção social pela arte não é só um método de trabalho no Serviço Social, é também um movimento estético, ético e político, representando uma forma de promover o desenvolvimento social.
A liberalização dos serviços públicos e o empobrecimento das populações exigem uma nova estética ao Serviço Social, um novo movimento que reclame medidas transformadoras e que desafie a tecnocracia.
Os assistentes sociais, não sendo artistas, constituem-se como agentes políticos de promoção da mudança social, que se materializa entre o sistema da vida e o sistema do mundo.
É nessa interconexão que o Serviço Social e a intervenção pela arte se desenvolvem, de forma colaborativa e interdisciplinar, com potencial para o desenvolvimento das sociedades e a sua transformação crítica.
Estes profissionais sociais têm-se destacado na intervenção pela arte em variados cenários da política social, tais como a ação social, a educação, a justiça, a reinserção, o ambiente e a sustentabilidade - em suma, na defesa dos direitos humanos e da justiça.
Este livro destaca o Serviço Social e a intervenção pela arte, bem como os seus principais contributos e desafios na prática profissional.
Trata-se, sem dúvida, de um importante contributo para compreender a profissão nestes contextos, nem sempre revelados na literatura.
É uma obra dirigida a profissionais, investigadores, docentes e estudantes comprometidos com intervenções sociais alternativas.
Neste livro abordam-se as seguintes temáticas:
· Arte enquanto campo de ação
· Arte como instrumento de investigação e trabalho
· Práticas e Investigação Comunitária Baseadas em Arte
· Investigação baseada nas artes e corporeidade criativa na formação académica
· Linguagem artística e intervenção social
· O "Teatro do Oprimido" e as suas potencialidades para a educação e formação dos jovens
· Exemplos de prática
- Idioma:
- Português
- Subgénero
- Psicologia e Pedagogia
- Género
- Português