
Sinopse:
Eusébio Macário (1879) é uma novela de Camilo Castelo Branco, inserida na sua série de «romances facetos» que traçam uma crítica mordaz à sociedade da época, particularmente à sua manifesta obsessão pelo dinheiro e pela ascensão social.
A narrativa segue Eusébio Macário, um boticário minhoto, viúvo de uma mulher viciosa, que é pai de José Fístula e de Custódia. À história junta-se Bento José Pereira Montalegre um novo-rico proveniente do Brasil que retorna à terra natal onde reencontra a irmã Felícia. A relação que esta mantém com o abade Justino, um amigo muito próximo de Eusébio Macário, adensa ainda mais a teia que os personagens ajudam a tecer.
É com estes elementos que Camilo parte para uma descrição surpreendente dos valores que norteiam a sociedade em que vive e das personagens que a povoam. Um retrato inesperado que é feito ao arrepio da sua prevalecente faceta romântica e que em vez disso se socorre das ferramentas satíricas que nunca deixaram de fazer parte da bagagem do autor.
- Idioma:
- Português
- Subgénero
- Literatura Portuguesa
- Género
- Literatura