Dr.Uva

Em colaboração com Dr. Luis Uva.

Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética. Membro da Sociedade Portuguesa de Dermatologia, Diretor clínico da Personal Derma. Consultor do El Corte Inglés.

Qual o seu
tipo de pele?

Conheça os tipo de pele e saiba como identificar o seu.
Aprenda de forma rápida e eficaz.

A cada pergunta, selecione a opção

que mais se adequa à sua pele.

Para saber mais, clique no ícone

Pele Seca

Caracteriza-se por ser pouco húmida, e não apresentar qualquer gordura o que a torna áspera, por vezes com escamações.

Pele Normal

Caracteriza-se por ser uma pele lisa e macia ao toque, de textura suave e plena em equilíbrio. Por norma, não apresenta oleosidade ou sinais de secura.

Pele Oleosa

Caracteriza-se pela abundante produção de sebo, o que resulta em excesso de brilho e com um aspeto de óleo. Neste tipo de pele os poros tendem a ser mais visíveis, e com maior facilidade em desenvolver patologias como a acne.

Pele Mista

Caracteriza-se por ser uma mistura entre a pele seca e a pele oleosa. Esta junção por norma apresenta-se na zona T (testa, nariz e queixo) como mais oleosa, e a zona das bochechas e parte ocular tende a ser mais seca. No que toca a poros e patologias como a acne, acaba por ter mais propensão na zona T, acabando por se diferir e ter outras necessidades no resto da face.

Pele sensível.

A sensibilidade da pele pode ser natural, duradoura ou ocasional, causando desconforto e sensação de pele repuxada.
Saiba como cuidar da pele sensível e irritada e ainda como “diagnosticar”.

Pele sensível a acne

Caracteriza-se por ser um pele sensível e que desenvolve facilmente acne. Por isso, é necessário ter atenção a produtos agressivos que podem causar vermelhidão, irritação e até descamação.

Pele sensível ao clima

Caracteriza-se por ser uma pele que reage a mudanças ambientais, como frio intenso, vento, calo ou exposição solar intensa. A rosácea não tem causa definida, mas um dos fatores que pode desenvolver é realmente o clima, neste caso sol ou frio.

Pele sensível a fatores externos

Caracteriza-se por ser uma pele que reage a fatores como a poluição, poeiras, fumos, produtos químicos (cremes, perfumes, limpeza)

Pele sensível a alérgenos

Caracteriza-se por ser um tipo de pele que desenvolve reações alérgicas a alimentos, animais, produtos químicos, ou mesmo pólen.

Não tenho pele sensível

Pele com manchas.

Que tipo de manchas podem aparecer no rosto?

Melanose solar

Aparência: Pequenas manchas castanhas ou acastanhadas na pele, geralmente nas áreas expostas ao sol, como por exemplo o rosto, as mãos e os braços.

Causas: Exposição excessiva ao sol ao longo do tempo, levando ao acúmulo de melanina, pigmento responsável pela cor da pele.

Melasma

Aparência: Manchas irregulares, simétricas e acastanhadas no rosto, especialmente na zona das bochechas, testa, nariz e lábio superior.

Causas: Podem ser várias entre elas a desregulação hormonal, exposição ao sol, predisposição genética e fatores hormonais, como gravidez, uso de contracetivos orais ou terapias de reposição hormonal.

Hiperpigmentação

Aparência: Formam áreas da pele mais escuras do que o tom natural, podendo variar de castanho claro a castanho escuro.

Causas: Pode ser causada por inflamação, danos à pele, acne, reações alérgicas, trauma na pele, exposição solar excessiva, entre outros fatores.

Hiperpigmentação pós-inflamatória

Aparência: Manchas escuras que se desenvolvem após inflamação ou lesão na pele, como acne, queimaduras, picadas de insetos ou procedimentos estéticos.

Causas: O processo inflamatório desencadeia a produção excessiva de melanina, resultando em manchas escuras temporárias ou persistentes.

Lentigos solares

Aparência: Manchas planas, arredondadas ou ovais castanhas claras a castanhas escuras, geralmente encontradas em áreas expostas ao sol, como face, mãos e ombros.

Causas: Exposição cumulativa ao sol ao longo do tempo, resultando num aumento localizado de melanina que torna o rosto mais escuro em certas zonas

Não tenho manchas na pele

SEGUINTE