O SEU PEQUENO-ALMOÇO NUNCA MAIS SERÁ O MESMO
A Simplu, marca de pequenos-almoços saudáveis, quer que todos comecemos o dia cheios de vitaminas. Aqui não entram conservantes nem refinados. Só saúde.
----------------
POR FILIPA MARTA
Esqueça o pão com manteiga e a meia de leite. O pequeno-almoço mudou e, com ele, nasceu todo um acordar cheio de possibilidades. A tendência de comer melhor era uma realidade conhecida para Dorina Bulgac, moldava de 34 anos, que juntava várias características potenciadoras de mudança. Primeiro, na Moldávia, papas de aveia e de arroz são pequenos- -almoços comuns. Depois, desenvolveu uma doença autoimune, que consegue controlar com um dia-a-dia mais saudável. Por último, trabalhou no marketing da suplementação natural e conhecia ao pormenor as vantagens que os bons ingredientes trazem ao organismo. «Só não me fazia sentido acordar e tomar vários suplementos, quando tudo isso pode chegar-nos através da comida», conta à Apetece. Vai daí, decidiu criar uma marca que levasse todas as vitaminas a quem a consome, sem necessidade de cápsulas ou xaropes. A Simplu nasceu em 2016, com uma gama de produtos que ia do pequeno-almoço aos snacks, numa altura em que superalimento ainda era um palavrão.
«Decidiu criar uma marca que levasse todas as vitaminas a quem a consome, sem necessidade de cápsulas ou xaropes».
«Levávamos as bolinhas energéticas para os mercados e tínhamos que as apresentar como brigadeiros saudáveis», recorda Dorina. Mas o que é certo é que quem provava, aprovava, o que lhe deu força para continuar. Com o tempo, deixou os snacks em stand by, dedicando-se em exclusivo aos pequenos-almoços. Actualmente, centra a produção e a venda nas granolas, nas papas e na cerellin, uma gama que mistura o conceito de granola e cereais de pequeno-almoço. E que, na verdade, pode ser comido directamente do pacote, como uns mini-biscoitos crocantes. Já as granolas, podem ser de pepitas de chocolate e morango, menta, spirulina e cacau cru, limão e mirtilo, amêndoa transmontana, entre outras. Os ingredientes são sempre naturais, com base na fruta, nas sementes e nos cereais integrais, sem corantes nem refinados. «A escolha das matérias-primas e dos fornecedores é criteriosa, respeitando sempre o meio ambiente e as pessoas», salienta.
É por isso que, além dos produtos embalados em lojas biológicas, é também possível encontrar as granolas a granel em lojas especializadas. Mais recentemente, Dorina aventurou-se nos preparados de papas instantâneas, que, garante, «não são apenas papas». Isto porque, na lista de ingredientes estão cogumelos, fruta em pó, rosa mosqueta e ashwagandha, uma planta medicinal. «É a prova que não precisamos de tomar suplementação e que tudo isso pode ser encontrado nos alimentos. Isso sim, faz-me sentido», admite. Além dos produtos em loja, a venda é também feita online, já que, explica a fundadora, «o principal objectivo da marca é dar a toda a gente a possibilidade de comer melhor».
PRODUTO EM DESTAQUE
Fala agora…