Frutas e legumes da época concentram em si todo o seu sabor. Limão, tangerina, cebola, abóbora e couve-flor são os protagonistas da temporada. Conheça o potencial de cada um.
Fundamental em qualquer cozinha, o limão é um fruto cítrico extremamente versátil, que pode ser utilizado na totalidade: da casca, usada para chás e refrescos, onde se concentram os seus óleos essenciais, ao sumo. Neste caso, é útil em substituição do vinagre, graças à sua acidez, no tempero de saladas, mas também é muito usado para marinar carnes e peixes. Destaca-se com frequência em sobremesas, como bolos, tartes e mousses, e é um óptimo antioxidante.
VAI BEM COM
Pouco calórica, graças à quantidade de água que tem, a tangerina é um dos citrinos preferidos de Carlos Fernandes, chef de pastelaria do Azor Hotel, em Ponta Delgada. «Adoro quando é extremamente doce, para comer por si só, mas para usar em sobremesas, prefiro quando é mais aromática, com o seu toque floral, e ácida», revela. Carregada de vitamina C e, por isso, indicada no combate a gripes e constipações, a tangerina também pode brilhar em pratos de peixe e de carne.
VAI BEM COM
Com vitaminas A, C e E, poucas calorias e uma quantidade moderada de fibra, a abóbora é rainha em sopas, purés e compotas. Mas não só: com ela também se podem fazer gnocchi, bolos, tartes e sonhos, entre outras preparações salgadas e doces. Como as sementes, que depois de secas, podem ser torradas e polvilhadas com sal, dando origem a um óptimo aperitivo. Se preferir usar numa receita doce, junte-as a outras sementes, grãos e cereais para fazer granola caseira .
VAI BEM COM
Com inúmeras variedades, como a cebola branca, a cebola roxa ou a chalota, este ingrediente tem também várias aplicações culinárias. Pode ser consumida crua, em saladas, com efeito diurético; cozida, quando é boa para combater a prisão de ventre; frita, assada ou refogada, essencial para preparar a maioria dos pratos tradicionais portugueses. Na hora de comprar, deve preferir as cebolas mais firmes, sem manchas e com a casca seca. Fica a dica.
VAI BEM COM
Cheia de mais-valias para o sistema imunitário e baixa em calorias, a couve-flor pode ser consumida de várias formas, entre elas assada ou frita. Para o chef David Jesus, do restaurante Seiva, em Leça da Palmeira, nestas preparações quase que se assemelha a frutos secos, «de sabor quente e térreo». Quando cozida, aproxima-se de um «sabor mais verde e mais cru». Também pode ser servida crua, frita ou assada ao sal. Deve incluí-la na dieta se sofrer de problemas digestivos ou obesidade.
VAI BEM COM
RECEITA
COMO FAZER
Demolhe os cajus com o dobro da água durante a noite. Descarte a água de demolhar, lave bem com água corrente e coloque os cajus e os figos no processador. Bata muito bem até obter uma pasta lisa. Junte a abóbora, a batata-doce, a canela, o gengibre, a curcuma, uma pitada de sal e processe novamente até estar completamente ligado. Junte as nozes e processe ligeiramente. Retire porções e faça pequenas bolas. Passe-as por sementes de abóbora torradas e moídas. Conserve no frigorífico ou congelador.
INGREDIENTES
50 g abóbora cozida e bem escorrida
50 g batata-doce cozida
15 figos secos
1 colher de chá canela
1 colher de chá gengibre em pó
1 colher de café curcuma em pó
1 chávena cajus
1/2 chávena nozes
1/4 chávena sementes de abóbora torradas.
Fala agora…